<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Festival Músicas do Mundo vai juntar artistas “clássicos e emergentes”

15 Abril 2023
Forever Young

Fique a par

Lila Downs, Inna de Yard, The Selecter, Tinariwen e Cimafunk são algumas das confirmações do Festival Músicas do Mundo de Sines, no distrito de Setúbal, que, este ano, vai juntar artistas “clássicos e emergentes” em palco, divulgou a organização, avança a Lusa.

As “primeiras 16 confirmações” do programa da 23.ª edição do Festival Músicas do Mundo (FMM), que se realiza de 22 a 29 de julho, “combinam artistas consagrados com artistas que estão a conquistar o seu espaço na música global”, lê-se no comunicado hoje divulgado.

Entre os nomes revelados está o da mexicana Lila Downs, “uma das maiores artistas da América Latina”, que “faz confluir na sua voz distintiva géneros tão diversos como as rancheras e os corridos mexicanos, boleros, jazz, hip-hop ou cumbias”.

Outra das estreias há muito ansiada no FMM, como confessam os promotores, é a cantautora Nneka, que leva a Sines as influências de “r&b, soul, hip-hop, reggae e afrobeat”.

Entre os artistas consagrados está a banda Tinariwen, os “principais embaixadores da música tuaregue” que regressam a Sines, “treze anos depois” da sua estreia nos palcos do litoral alentejano, com um novo álbum que vai “ao encontro da música da América rural”.

O coletivo jamaicano Inna de Yard é “outro grupo com lugar marcado” na edição deste ano do FMM, de novo dividida entre Porto Covo e Sines, “que reúne lendas do reggae com músicos da nova geração”.

Também o som jamaicano dos britânicos The Selecter, banda que esteve “na vanguarda do movimento ‘two-tone’, vai ser ouvido em Sines, num concerto de apresentação do novo álbum “Human Algebra”. Os membros originais Pauline Black e Arthur ‘Gaps’ Hendrickson, na voz, e Charley ‘Aitch’ Bembridge, na bateria, comandam a formação que atuará no FMM, confirmou a organização.

A edição deste ano do FMM vai contar também com a presença de Cimafunk, considerado “uma estrela da música afrocubana”, cujo nome “faz referência à sua herança como cimarrón – os escravos de origem africana que escaparam à escravidão -, e à sua música, que mescla ritmos cubanos com funk, afrobeat e hip hop”.

No grupo de artistas jovens com carreira consolidada, encontra-se igualmente o espanhol Rodrigo Cuevas que, na passagem por Sines, irá apresentar “as canções do seu novo álbum” que aborda “uma visão musical singular e moderna”, unindo “elementos do flamenco e de outros folclores espanhóis com elementos contemporâneos”.

Destaque ainda para a mexicana Silvana Estrada que passa pelo FMM Sines para dar a conhecer “Marchita”, o seu álbum de estreia, lançado no ano passado, que a colocam “em terrenos de pop independente com marcas das tradições das suas origens e também do jazz que estudou”.

O FMM contará ainda com Sophie Fustec, que desde meados dos anos 2010 assumiu a identidade LA CHICA, o trio brasileiro Gilson, formado por José, Francisco e João Gil (filho e netos de Gilberto Gil), Rokia Koné, uma das novas estrelas da música do Mali, o senegalês Lass e a banda franco-marroquina Bab L’Bluz.

Além do jazz português e europeu pela voz de Maria João e o contrabaixo de Carlos Bica, a edição deste ano do FMM já confirmou também a presença da fadista Carminho, que atua pela primeira vez no festival, e da brasileira Céu, que regressa a Sines com um novo álbum.

Organizado pela Câmara Municipal de Sines, o Festival Músicas do Mundo realiza-se em Porto Covo, de 22 a 24 de julho, e de 25 a 29, em Sines.

Mais Recentes

Correr na praia: siga estas dicas e saiba como aproveitar este treino de verão em segurança

há 10 horas

Dorme mal? A solução pode estar no prato

há 1 dia

Fungo tóxico da “maldição dos faraós” transformado em arma contra o cancro

há 2 dias

Pouca proteína ao pequeno-almoço pode estar a sabotar os seus lanches: saiba porquê

há 2 dias

Se está com dificuldades em dormir, este smoothie pode ser a solução

há 2 dias

Morangos: benefícios para a saúde e três receitas frescas para o verão

há 2 dias

Saiba como falar com crianças e jovens sobre a morte de figuras públicas

há 2 dias

Saiba quais os três signos com uma aura mágica e misteriosa

há 2 dias

Saiba quais os signos do zodíaco que precisam urgentemente de férias

há 2 dias

Ovos à mesa: descubra os seus benefícios e duas receitas irresistíveis para o dia-a-dia

há 2 dias

Sabia que pode comer o manjerico dos Santos Populares? E faz até bem à saúde

há 2 dias

Pegadas de há 23 mil anos confirmam presença humana nas Américas antes da última Idade do Gelo

há 2 dias

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 2 dias

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 2 dias

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 2 dias

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 2 dias

Quer escolher a melhor meloa ou melancia? Estes truques vão ajudá-lo

há 3 dias

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 3 dias

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 3 dias

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.