Os folículos estão espalhados por todo o nosso corpo com exceção nas palmas das mãos, nas plantas dos pés e nas áreas de transição entre a pele e as mucosas, como os lábios.
A foliculite costuma aparecer com maior na face, no couro cabeludo, nas axilas, nas coxas, nas nádegas e na virilha.
Regra geral aparece devido a pelos encravados ou a bactéria e fungos — sendo a bactéria Staphilococcus aureus a principal. Usar lâminas de barbear para depilar, vestir roupas muito justas ou que retêm humidade e calor, feridas cirúrgicas, picadas de insetos e problemas como acne e dermatite podem contribuir para o seu aparecimento.
Tratamento
O tratamento varia de acordo com a causa, o tipo e a gravidade das lesões. Algumas medidas caseiras podem ajudar a aliviar os sintomas.
Faça compressas mornas e húmidas várias vezes por dia no local afetado. Utilize sabonete antisséptico para lavar e, em seguida, aplique pomadas ou cremes com propriedades anti-inflamatórias.
Evitar a foliculite
Evite roupas muito justas ou húmidas: O uso prolongado de biquínis ou fatos de banho pode favorecer o aparecimento da foliculite.
Evite água muito quente: Tomar banho com água muito quente deixa a pele mais seca e elimina as bactérias essenciais para a proteção do corpo. Podem acontecer descamações e até pequenas feridas, favorecendo o aparecimento de organismos causadores da foliculite.