pizzaria Forno d’Oro, do chef Tanka Sapkota, celebra 10 anos e o presente de aniversário não podia ser melhor. Esta pizzaria em Lisboa volta a ser distinguida pelo prestigiado 50 Top Pizza, ocupando a 12ª posição do guia 50 Top Pizza Europa 2024, que distingue os melhores restaurantes europeus dedicados à pizza. Após dois anos consecutivos a ocupar o 16º lugar, o Forno D’Oro sobe no ranking e é, mais uma vez, o restaurante português melhor classificado, sendo o único a figurar nesta lista desde a primeira edição, em 2019.
“Ascender ao 12º lugar deste prestigiado guia deixa-nos, a mim e a toda a equipa, muito orgulhosos e com uma alegria imensa, sobretudo no ano em celebramos 10 anos do Forno d´Oro. Este reconhecimento dá-nos ainda mais confiança para continuarmos com este trabalho diário, dedicado a aprimorar cada vez mais as nossas pizzas, para oferecer aos nossos clientes um produto final de excelência. Desde os produtos italianos de primeira qualidade aos fornecedores locais, que nos trazem o melhor que produzem, como túberas, boletos, espargos, beldroegas, entre outros, os ingredientes são selecionados com o máximo rigor. Esse tem sido o nosso critério desde que o Forno D’Oro abriu as portas, o de trabalhar exclusivamente com ingredientes de alta qualidade”, afirma o chef Tanka Sapkota, acrescentando: “Quando o Forno D’Oro abriu as portas, os portugueses não acreditavam que a Pizza Napolitana tivesse sucesso no nosso mercado. Foram muitos os que disseram que não fazia sentido em apostar neste tipo de pizza em Portugal, quando se preferia uma pizza de massa mais fina e crocante. Mas o facto é que, hoje, podemo-nos orgulhar do nosso sucesso e como os portugueses estão tão rendidos quanto nós a este prato”.
Esta é a 6ª edição do 50 Top Pizza Europa, que faz parte do guia global 50 Top Pizza World, com edições em várias partes do mundo. Depois do prémio dedicado à Ásia e Pacífico, que decorreu em Tóquio no início do ano, e da América Latina, numa gala que decorreu no Rio de Janeiro, seguiram-se os prémios europeus, numa cerimónia que teve lugar em Madrid, no dia 13 de maio, na Fundación Pablo VI. Este guia online, criado pelo LSDM (um congresso dedicado à promoção da mozzarella di bufala e dos produtos de origem italiana), é feito de forma independente e anónima, por inspetores especializados que avaliam as pizzarias como clientes regulares, valorizando sobretudo quem faz uso de produtos locais e sazonais. Para poder ir a concurso, tido como o mais importante de todos no domínio das pizzas, o restaurante precisa de ser recomendado.
Selecionado em todas as edições do Prémio Anual 50 Top Pizza Europa, o Forno D’Oro foi ainda distinguido o ano passado como uma das 100 melhores pizzarias do mundo, pelo 50 Top Pizza World 2023, ocupando o 80º lugar, sendo o único restaurante português a figurar nesta lista. Nesse ano, foi ainda eleito como a melhor pizzaria de Portugal e figurou também no “Top Ten da Pizza Napolitana fora de Itália”.
Em 2024, quando celebra 10 anos de portas abertas, este prémio reforça o posicionamento do Forno D’Oro no mercado nacional e internacional, reafirmando o reconhecimento por parte dos especialistas da alta qualidade das pizzas do chef Tanka Sapkota. No coração desta pizzaria lisboeta, especializada em Pizza Napolitana, o segredo é o forno a lenha revestido com folhas de ouro (origem do nome Forno D’Oro), que permite atingir uma temperatura de 450º C. Vinda diretamente de Nápoles, a estrutura foi montada peça por peça, num total de 9 toneladas. O seu interior, feito de pedra vulcânica, permite atingir a temperatura ideal para que uma pizza não necessite de mais de um minuto para ficar pronta a servir. Ao forno junta-se também o segredo da massa, feita com fermento de massa-mãe, que fica a fermentar por cerca de 36 horas antes de ir para o forno. A tudo isto, alia-se o talento de uma equipa que acompanha o chef Tanka Sapkota diariamente.