Quando se sofre uma nova lesão, algo que nunca sofreu antes, deve entrar em contato com um profissional de saúde.
Se estiver com dor intensa, faça um check-up. O médico tem ferramentas que podem ser usadas para determinar a probabilidade de uma fratura versus uma distensão, por exemplo.
Mas se não for uma fratura e sim uma lesão, como uma torção na mesma articulação, muitas vezes pode tratar em casa.
Regra geral para a maioria dos ferimentos: gelo primeiro, calor depois. Mas evite usá-los em conjunto, exceto sob orientação médica.
A maioria das lesões faz com que o corpo reaja com inflamação e inchaço. O gelo é usado para arrefecer a articulação ou o tecido lesionado e reduzir o inchaço.
Em contrapartida, o calor causaria uma reação oposta e indesejada. O tratamento térmico é mais apropriado para uso durante a recuperação, enquanto você recupera a saúde plena.
O gelo deve ser usado em lesões agudas o mais rápido possível após a ocorrência. Mesmo que planeie consultar um profissional de saúde para diagnóstico, aplique gelo para ajudar a reduzir o inchaço. Arrefecer o tecido lesionado também ajudará a prevenir danos maiores.
Se gelo for apropriado, coloque-o o mais rápido possível. Se torcer o tornozelo ou distender um músculo durante o exercício, coloque gelo imediatamente.
Use uma bolsa de gelo ou um balde de gelo, se tiver disponível. Caso contrário, improvise. Pacotes de vegetais congelados funcionam bem.
Na verdade, muitas vezes, vegetais congelados são melhores. São mais maleáveis e é fácil moldá-los à superfície irregular de uma lesão – o que é melhor do que um bloco duro que toca apenas uma parte da lesão.
Aplique gelo durante 20 a 30 minutos e, em seguida, faça uma pausa de pelo menos 10 minutos. Tente fazer isso no mínimo quatro vezes ao dia, mas pode fazer de hora a hora, se quiser. E se 20 a 30 minutos forem muito desconfortáveis, aplique gelo durante 10 minutos, faça uma pausa de dois minutos e aplique novamente.
Após os primeiros três dias – ou 72 horas – o inchaço deverá ter atingido o pico e poderá começar a usar calor. Mas não em todas as lesões.
Para dores relacionadas com os ossos ou articulações, o gelo ainda é uma boa opção de tratamento.
O calor é mais benéfico para os tecidos moles e para as costas. É ótimo para os músculos. O calor relaxa as fibras musculares e ajuda a recuperar a amplitude de movimento. O calor aumenta o fluxo sanguíneo e ajuda a aquecer os músculos. Portanto, use calor antes da sessão de fisioterapia ou antes de começar um treino.
Use uma bolsa térmica, uma banheira de hidromassagem ou até uma banheira com água quente – mas não muito quente. Também pode improvisar. Por exemplo, encha um saco de pano com arroz e aqueça-o no micro-ondas.
Ao contrário do gelo, porém, não aplique a fonte de calor diretamente na pele. Além disso, limite o tratamento térmico de 15 a 20 minutos e não repita. Uma vez ao dia antes do exercício é suficiente.