<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Glaucoma: descoberta substância química que impede o seu desenvolvimento

Cataract concept. Senior woman's eye, closeup
7 Abril 2025
Forever Young

O glaucoma é uma doença ocular crónica que causa lesão no nervo ótico e pode levar à cegueira irreversível.

Esta descoberta pode mudar o tratamento da doença. Investigadores do Centro de Pesquisa Biomédica de La Rioja, em Espanha, identificaram uma substância química chamada azul de metileno que mostra um grande potencial para impedir o desenvolvimento glaucoma.

De acordo com os cientistas, o azul de metileno tem demonstrado reduzir a morte de células neuronais associadas ao glaucoma em estudos pré-clínicos. No entanto, ainda são necessários testes clínicos em humanos. Essa descoberta abre portas para novas esperanças de tratamento e preservação da visão.

Os estudos estão a ser realizados em modelos animais, que ao receberem a administração de azul de metileno, tiveram restauradas as funções visuais, ajudando a preservar as células da retina.

O azul de metileno é um composto químico sintético da classe das fenotiazinas, conhecido pelas suas propriedades antioxidantes e neuroprotetoras. Foi sintetizado pela primeira vez em 1876 pelo químico alemão Heinrich Caro.

A substância é utilizada:

  • Medicina: É usado como antídoto para tratar a metemoglobinemia, uma condição em que a capacidade das células vermelhas do sangue de transportar oxigénio é reduzida.
  • Biologia: Serve como corante biológico em microscopia e em técnicas de coloração, como as colorações de Gram e Wright.
  • Nootrópicos: Tem sido estudado como um potencial tratamento para comprometimento cognitivo leve, doença de Alzheimer e doença de Parkinson.
  • Química: Utilizado como indicador redox em química analítica.