Usar os calçados inadequados
O calçado de caminhada deve ser leve e flexível, ao mesmo tempo que deve dar suporte e amortecimento. Se as solas forem rígidas, não conseguirá dobrá-las enquanto caminha e isso deixará os pés desconfortáveis.
Dar passos muito largos
Significa que está a esticar o pé para a frente, levando a uma postura de caminhar desajeitada. Estender a perna muito para frente pode fazer perder o equilíbrio. Ao colocar o pé muito longe, está quase restringindo o movimento do pé de cada vez que o pousa no chão. Essa força extra aplicada nos pés e nas pernas pode causar dores nas canelas.
Caminhar mesmo lesionado
Mesmo que a dor seja leve entenda que está vulnerável a fraturas por stress ou outras lesões ao caminhar.
Fazer o mesmo caminho todos os dias
Escolher o mesmo trajeto para caminhar todos os dias pode deixá-lo entediado ou fazê-lo perder o interesse na atividade.
Caminhar curvado
Uma boa postura para caminhar permite que se respire bem e ajuda a andar mais rápido e durante mais tempo.
Focar-se somente nos movimentos da cintura para baixo
Músculos centrais fortes e ativados durante a caminhada aliviam um pouco a pressão nos pés e dedos. Isso minimizará o risco de lesões por uso excessivo que afetam os músculos, nervos, ligamentos e tendões.
Balançar demais os braços
Relaxe os braços e deixe-os mover-se naturalmente, mantendo os cotovelos próximos ao corpo.
Não alongar antes e depois
Os músculos e tendões precisam de relaxar quando a rotina de caminhada é concluída, ou então podem ficar tensos. Quanto mais se envelhece, mais importante é alongar após cada rotina de exercícios.