O Brigham and Women’s Hospital de Boston, nos Estados Unidos, divulgou um estudo cujo resultado afirma que as pessoas que fazem refeições durante a noite ou madrugada correm maior risco de sofrer problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade.
Investigações anteriores já tinham mostrado que mudanças no ritmo circadiano, popularmente conhecido como relógio biológico, podem afetar negativamente o humor e bem-estar emocional das pessoas.
Os investigadores avaliaram como a alimentação durante a madrugada pode afetar a saúde de trabalhadores noturnos, como profissionais de saúde e de segurança.
Os indicadores de saúde mental de 19 voluntários foram monitorados durante duas semanas, enquanto todos foram submetidos à uma simulação de trabalhos noturnos.
Foi observado um aumento de 26% nos níveis de humor semelhantes à depressão e de 16% nas taxas similares à ansiedade entre os trabalhadores noturnos que fizeram refeições durante o dia e noite, em comparação com a medida de base.
O grupo que comia apenas durante o dia não demonstrou mudanças de humor. Além disso, as pessoas com o ritmo circadiano desregulado também eram mais propensas a apresentar sintomas de depressão e ansiedade.