Primeiro restaurante McDonald’s – antes de se tornar a rede que é hoje – não era basicamente um restaurante de hambúrgueres
1954, ano em que o futuro fundador da McDonald’s Corporation, Ray Kroc, um vendedor de máquinas de milkshake Multimixer, encontrou um pequeno restaurante em San Bernardino, na Califórnia, administrado pelos irmãos McDonald. O primeiro menu do McDonald’s Bar-BQ era grande e a sua oferta mais famosa até eram os cachorros-quentes. No entanto, em 1948, os irmãos mudaram o conceito para se tornar apenas um restaurante de hambúrgueres, reduzindo as ofertas para 9 itens: hambúrgueres, cheeseburgers, refrigerantes, leite, café, batatas fritas (das finas) e uma fatia de torta. Em 1949, as batatas fritas foram trocadas pela atual versão disponível nos restaurantes e o McDonald’s começou a vender milkshakes.
Devido ao balcão de autoatendimento do restaurante, não havia necessidade de uma equipa extensa. Os hambúrgueres eram preparados com antecedência, embrulhados em papel e mantidos aquecidos sob uma lâmpada de aquecimento, o que significava que os clientes recebiam a sua comida em tempo recorde. Impressionado com a eficiência do restaurante, Kroc quis entrar, acabando por se tornar o primeiro agente franqueado do McDonald’s.
Em 1948, um hambúrguer do McDonald’s custava apenas 15 centavos
Antes de Ray Kroc revolucionar a empresa e fundar o que hoje conhecemos como McDonald’s, em 1955, um hambúrguer custava apenas 15 centavos.
A McDonald’s já vendeu centenas de milhares de milhões de hambúrgueres durante os seus anos de operação
Desde o início, o McDonald’s promoveu as suas vendas com publicidade. Em 1955, a empresa alegou que havia vendido mais de 15 milhões de hambúrgueres – apenas sete anos depois de os irmãos McDonald terem decidido fechar a sua churrascaria. Em 2013, o ‘Wall Street Journal’ estimou que a rede vendeu 300 mil milhões de hambúrgueres. Já em 2021, o McDonald’s informou que os seus ganhos ultrapassaram os 102,48 mil milhões de euros, com vendas acima de 13,8% nos Estados Unidos.
Primeiro Big Mac foi vendido por 45 centavos
A primeira sanduíche do estilo Big Mac foi criada pelo proprietário e operador Jim Delligatti de Pittsburgh, Pensilvânia, em 1967, mas não seria lançado em todo o país até 1968 – incluía dois hambúrgueres, molho especial, alface, queijo, picles e cebola.
Esther Glickstein Rose, secretária de 21 anos do departamento de publicidade da empresa em 1967, sugeriu o nome Big Mac
Segundo a Associated Press, executivos e outros funcionários da época riram-se do nome. No entanto, acabou por se tornar “um dos nomes de produtos mais conhecidos de todos os tempos”. Foi só em 1985 que a McDonald’s Corp. finalmente reconheceu que Rose havia inventado o nome.
McDonald’s vende cerca de 75 hambúrgueres por segundo
De acordo com o ‘USA Today’, a empresa vendeu cerca de 75 hambúrgueres por segundo em 2013, ou 4.500 hambúrgueres por minuto.
Simples hambúrguer do McDonald’s pode ser uma boa fonte de proteína
De acordo com as informações nutricionais listadas para um hambúrguer McDonald’s, este contém 25% do valor diário recomendado de proteína. Embora a comida do McDonald’s em geral possa não ser saudável, existem alguns itens do menu que são mais saudáveis do que outros com moderação. “O hambúrguer simples tem apenas 250 calorias”, disse a nutricionista Bonnie Taub-Dix ao ‘Taste of Home’ em 2019.
Primeiro Happy Meal, que incluía um hambúrguer, batatas fritas e um sundae pequeno, foi chamado de “Menu Ronald”
Diz-se que a ideia original do Happy Meal veio de uma funcionária do McDonald’s na Guatemala chamada Yolanda Fernández de Cofiño. Fernández de Cofiño desenvolveu a oferta de refeições para atender as crianças que visitavam o seu restaurante.
Em 1979, o McDonald’s lançou o seu primeiro Happy Meal em todo o país. O primeiro foi com tema circense. O executivo de publicidade do McDonald’s, Bob Bernstein, foi o autor da ideia de trocar o pequeno sundae por um brinquedo de plástico.
Em 2021, o McDonald’s anunciou que a rede começaria a eliminar gradualmente os brinquedos de plástico dos seus McLanche Feliz num esforço para ser mais ambientalmente consciente.
“Fazer os nossos brinquedos com materiais renováveis, reciclados ou certificados resultará em uma redução de cerca de 90% do plástico à base de combustível fóssil nos brinquedos do McLanche Feliz [em comparação com 2018]”, disse a empresa em comunicado.