Um estudo realizado por investigadores da Universidade da Califórnia e publicado na revista “Nature” estabeleceu os principais aspetos necessários para ter disposição logo de manhã.
O bom-humor é um especto subjetivo, regido por muitas variáveis, que vão desde a economia do país, a saúde de familiares passando por uma discussão com o parceiro ou problemas no trabalho. De acordo com os cientistas, a positividade está “associada a níveis mais altos de serotonina no cérebro e, consequentemente, a maior atividade nas regiões cerebrais que promovem a vigília”.
Sono
Se a pessoa não dorme, ou dorme mal, será mais difícil enfrentar um novo dia. Dormir entre sete e nove horas por noite é o ideal para libertar o corpo da “inércia do sono”, o desempenho cognitivo.
No entanto, quando os participantes do estudo dormiram um pouco mais do que o costume e acordaram mais tarde, sentiram-se ainda melhor pela manhã. O sono ajudar a eliminar uma substância química chamada adenosina, que se acumula nos corpos ao longo do dia e é responsável pelo cansaço.
Atividade física
Praticar atividade física faz com que se sinta mais bem disposto ao acordar.
A importância da atividade física para dormir bem é elevada. Quando se dorme mal fica-se mais cansado, irritado, come-se mais. Então, o exercício atua em duas vias: na melhoria desse estado de alerta e na melhoria do sono.
Alimentação
Após horas de jejum, o corpo espera e precisa do pequeno-almoço. Uma refeição rica em carboidratos leva a maior disposição, no entanto, um aumento nos níveis de açúcar no sangue depois reduziu esse nível de alerta. Ou seja, carboidrato sim, mas sem doces.
O carboidrato traz ânimo, é o nutriente que fornece energia imediata. Ele é rapidamente metabolizado em glicose, que vai para dentro da célula e gera energia.