Partilhar

Gostava de viajar em classe executiva? Opte por uma destas companhias aéreas: são as que oferecem preços mais baixos

Para qualquer entusiasta de viagens, a experiência de voar em classe executiva tem um atrativo especial.

21 Maio 2024
Sandra M. Pinto

Desde um processo de check-in simplificado até ao acesso a lounges exclusivos e ao entretenimento de primeira classe a bordo, é frequentemente comparada a uma estadia num hotel de luxo a milhares de metros acima do solo. No entanto, voar em classe executiva é um privilégio a que muitos pensam que só podem aspirar nos seus sonhos, uma vez que está associado a custos muito elevados, fora do alcance da maioria.

No entanto, desfrutar de todos os confortos do luxo da classe executiva durante um voo não implica necessariamente despesas exorbitantes. A Holidu analisou cuidadosamente a diferença de preços entre a classe económica e a classe executiva oferecida por mais de 30 das principais companhias aéreas do mundo para determinar qual oferece a melhor relação qualidade/preço. Assim, para os viajantes experientes que procuram uma experiência de luxo a um custo mais acessível, estas são as companhias aéreas que devem considerar.

 

Principais conclusões do estudo:

● Em todas as companhias aéreas do estudo, voar em classe executiva é, em média, 250% mais caro do que voar em classe económica.

● Quatro das dez principais companhias aéreas são asiáticas e quatro são europeias; apenas uma companhia aérea africana (Air Algerie) e uma companhia aérea americana (American Airlines) estão entre as dez primeiras.

● A rota com a menor diferença de preços entre os bilhetes em classe económica e executiva no estudo foi o voo da Iberia de Madrid para Atenas, com bilhetes a custar 530 e 656 euros, respetivamente.

● A rota com a maior discrepância de preços é o voo da Etihad Airway de Abu Dhabi para Muscat, com uma diferença de 1271% entre a tarifa de 56 euros em classe económica e a tarifa de 771 euros em classe executiva.

● A Hainan Airlines, a Aer Lingus, a Air India, a KLM, a Emirates e a Etihad Airways apresentam uma maior diferença de preços entre a classe económica e a classe executiva nos seus voos de curta distância do que nos seus voos de longa distância.

 

#1. All Nippon Airways (ANA)

A companhia aérea com a menor diferença de preço entre a classe económica e a classe executiva é a All Nippon Airways, também conhecida como ANA. Com sede em Tóquio, a ANA é a maior companhia aérea do Japão. Voa para cerca de 50 destinos no Japão e 32 destinos internacionais na Ásia, Europa e América do Norte, oferecendo classe executiva nos seus voos de curto, médio e longo curso.

 

Em média, a classe executiva da ANA é apenas 82,22% mais cara do que as suas tarifas económicas, o que, comparado com a média do sector de 250,19%, é bastante impressionante. Por exemplo, de acordo com o estudo, o voo de Tóquio para Seul custa 963 euros em classe económica, mas apenas mais 337 euros em classe executiva. Considerando que isto inclui acesso ao lounge, via rápida no ponto de controlo de segurança, assentos dedicados e comodidades mais confortáveis, é certamente uma excelente relação qualidade/preço.

 

#2. Japan Airlines

Em segundo lugar, encontra-se a principal transportadora de bandeira rival da ANA, a Japan Airlines. Também sediada em Tóquio, a companhia aérea opera 220 destinos em 35 países de todo o mundo. Por exemplo, na rota Tóquio-Hanói, voar em classe executiva custa apenas 434,33 euros a mais (1895 euros contra 1460 euros em classe económica), o que não é uma despesa excessiva para o conforto adicional que se obtém nesta viagem de seis horas e meia. Em suma, as companhias aéreas japonesas são a melhor opção quando se quer voar em luxo, mas por menos dinheiro.

 

#3. Asiana Airlines

A fechar o top 3 está outra companhia aérea asiática, a Asiana Airlines. A Asiana Airlines, uma das duas principais companhias aéreas da Coreia do Sul, representa cerca de 25% do mercado aéreo internacional do país. Membro do grupo Star Alliance, está sediada no Aeroporto Internacional de Incheon, em Seul, e opera 14 rotas domésticas e 90 rotas internacionais na Ásia, Europa, América do Norte e Oceânia.

 

Se voar de Seul para Deli com a Asiana Airlines, a classe executiva é apenas 189,29 euros mais cara do que a classe económica, mas inclui um lugar em cama plana, refeições a bordo e comodidades relaxantes. No geral, voar em classe executiva com a Asiana Airlines será 119% mais caro do que voar em classe económica.

 

Portugal: TAP

 

Entre todas as companhias aéreas do estudo, uma das nossas principais companhias aéreas ocupa o décimo terceiro lugar. Estes dados refletem as opções disponíveis para os viajantes em Espanha que desejam desfrutar do conforto e dos serviços adicionais da classe executiva. Em alguns voos na Europa, verificou-se um considerável aumento nos preços de económica para executiva, 125,16%. Já fora da Europa, a percentagem foi de 270,13%, em alguns voos. Estes números refletem as opções disponíveis para os viajantes em Portugal que desejam desfrutar do conforto e dos serviços adicionais da classe executiva.

 

Europa: Austrian Airlines

Olhando especificamente para a Europa, a Austrian Airlines tem a diferença de preço mais baixa entre as suas classes económica e executiva. A companhia aérea tem sede em Viena, a capital da Áustria, e voa para seis destinos domésticos e mais de 120 destinos internacionais em 55 países.

 

A Austrian Airlines cobra, em média, mais 194,82% pela sua classe executiva do que pela classe económica, o que a coloca em sétimo lugar neste estudo. Por exemplo, para quem voa de Viena para Lárnaca (Chipre) com a Austrian Airlines, a classe executiva é 69,66% mais cara do que a classe económica, mas inclui uma peça extra de bagagem de mão e uma peça extra de bagagem de porão, o que equivale a cerca de 81 euros. Além disso, tem acesso gratuito ao lounge, menus exclusivos e pontos extra de passageiro frequente.

 

Estados Unidos: American Airlines

A American Airlines foi a companhia aérea americana mais bem classificada por ter a menor diferença de custos entre as suas classes económica e executiva, ocupando o sexto lugar em todo o estudo. Com sede em Fort Worth, Texas, a American Airlines é uma das maiores companhias aéreas dos EUA, mas é tecnicamente a maior do mundo em termos de passageiros transportados, receitas por passageiro e dimensão da frota.

 

Conforme os resultados do estudo, a classe executiva da American é 165,70% mais cara do que a classe económica. Por exemplo, um voo de médio curso de Dallas para Punta Cana pode custar cerca de 376 euros em classe económica,. No entanto, em classe executiva, o voo para a República Dominicana, com uma duração de quatro horas e 30 minutos, custa cerca de 633 euros.

 

A companhia aérea mais exclusiva: Etihad Airways

E no outro extremo da escala? A Etihad Airways é a companhia aérea com a sobretaxa mais elevada nos seus bilhetes de classe executiva. A companhia aérea é uma das duas companhias aéreas de bandeira dos Emirados Árabes Unidos e está sediada em Abu Dhabi. A Etihad Airways é conhecida pelas experiências de viagem excecionais que oferece para destinos de luxo, o que pode explicar o seu preço.

 

Em média, os bilhetes de classe executiva da companhia aérea são 592,82% mais caros do que os de classe económica, mais de 200% mais caros do que os de qualquer uma das outras companhias aéreas do estudo! Um dos aumentos mais astronómicos que observámos ao analisar os dados foi na rota de Abu Dhabi para Muscat (Omã), onde a classe económica custava 65 euros e a classe executiva 902 euros. Embora a Etihad Airways vá mais longe do que muitas outras companhias aéreas em termos das suas ofertas em classe executiva (motoristas desde o carro até ao balcão de check-in e champanhe no embarque), não é a companhia aérea indicada para quem procura luxo a um preço razoável.

Mais Recentes

Vila Galé com preços desde 69 euros

há 8 horas

Este sumo muito especial ajuda a rejuvenescer: vamos não só revelar qual é, como desvendar como o fazer

há 8 horas

Um alerta a ter em conta: se tem as mãos e os pés sempre frios convém saber o motivo

há 9 horas

Exercício ao ar livre no inverno? Sim, mas com certos cuidados

há 9 horas

Excelente opção no inverno (e não só) a sopa de abóbora tem inúmeros benefícios, se consumida regularmente

há 9 horas

Prémios internacionais distinguem dois destinos portugueses como o Melhor Destino Insular e o Melhor Destino de Praia

há 10 horas

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez em guerra familiar pela alimentação dos filhos

há 10 horas

Faça este movimento simples se sofre de insónia: não precisa de sair da cama

há 10 horas

«Agredia física e verbalmente a mulher, Betty Grafstein»: José Castelo Branco acusado de violência doméstica

há 10 horas

Não consegue aceder ao Outlook e Teams? Calma, o problema não é (só) seu

há 10 horas

Violência doméstica: Cruz Vermelha acompanhou até junho quase tantas vítimas como em 2023

há 10 horas

Saúde mental: equipas comunitárias baixam internamentos e readmissões

há 10 horas

Colocar os cabides ao contrário no armário: conheça o truque simples que lhe vai facilitar a vida

há 13 horas

Alergias ou intolerâncias alimentares? Saiba como reconhecer e como deve gerir os sintomas

há 14 horas

A Melhor Cidade Património Mundial é portuguesa

há 14 horas

Coloque uma colher de sopa na máquina de lavar: a roupa fica mais limpa e economiza na conta da eletricidade

há 14 horas

Nem bicarbonato nem detergente: esta é a mistura mais eficaz para limpar as cortinas em segundos (e sem as desmontar)

há 14 horas

Não vá para a estrada sem ler esta noticia, se quer saber onde vai encontrar os radares da PSP esta semana

há 15 horas

Consolar, motivar ou divertir: estes signos sabem sempre o que devem dizer. É o seu caso?

há 15 horas

Óbito: Morreu o realizador português José Barahona Tinha 55 anos

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.