Gripe vs Constipação: Sabe quais são as diferenças?

Partilham muitos sintomas, mas são condições médicas bem diferentes. Saiba porquê.

Afinal estou com uma gripe ou estou simplesmente constipado? Esta é a questão que muitas pessoas colocam sempre que começam a sentir um conjunto de sintomas habituais: vontade de tossir, espirrar e congestionamento nasal. Apesar destes sintomas serem habituais nos dois casos, a forma como eles afetam o seu corpo e as áreas afetadas ajudam a determinar se o problema se trata de uma gripe ou constipação.

Uma gripe tende a ser mais agressiva. O rápido aparecimento de uma febre, de dores e fatiga é um sinal claro de que provavelmente está a enfrentar algo mais grave que uma constipação. Adicionalmente, a gripe afeta habitualmente mais do que uma parte do corpo. A constipação apenas “ataca” o seu sistema respiratório, congestionando sobretudo o nariz e garganta.

Depois do diagnóstico inicial, a forma como estas duas doenças devem ser tratadas deverá ser também distinta. No caso de uma constipação é provável que o seu médico recomende que beba muita água e descanse. Trata-se de um vírus que terá que “gerir” sobretudo utilizando apenas medicamentos que alivem alguma dor e congestionamento nasal.

A gripe é mais aguda e tem uma duração maior. É um vírus que não pode ser simplesmente eliminado utilizando antibióticos. Esta doença pode igualmente aumentar o risco de outras mais graves complicações, tais como infeções e pneumonias.

Os meses de inverno são os mais perigosos. É nestes dias mais frios que os vírus acabam por se propagar com maior facilidade. É assim recomendado que se tome uma vacina contra a Gripe nos finais de Outubro, sobretudo se fizer parte de um grupo de risco – idosos e crianças. Apenas assim irá conseguir garantir que está efetivamente protegido contra estes sintomas.

Independentemente de se tratar de uma gripe ou constipação, a verdade é que deve sempre procurar fortalecer o seu sistema imunitário e viver um estilo de vida saudável que reduza o máximo possível o risco de sofrer algum tipo de problema viral. Este inverno não se esqueça de se proteger. Use casacos quentes, lave as mãos com frequência, tenha uma alimentação equilibrada e beba muita água.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...