Guia MICHELIN percorreu o Porto e a região do Douro com o objetivo de valorizar a gastronomia portuguesa.

Ora veja

O Guia MICHELIN, com a colaboração da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) e do Visit Portugal, organizou uma exclusiva experiência, percorrendo o Porto e a região do Doro com o objetivo de valorizar a crescente excelência da cena gastronómica portuguesa. Um dinamismo culinário que coloca Portugal como destino gastronómico europeu de referência, como o confirma a decisão de realizar, pela primeira vez, dois eventos diferentes para a apresentação da seleção de restaurantes de Portugal e Espanha da edição de 2024 do Guia MICHELIN.

Numa viagem de quatro dias, que teve inicio no passado dia 12 de maio, uma seleção de jornalistas de âmbito internacional, especializados em gastronomia e viagens, mergulhou na identidade da histórica cidade do Porto, cujo centro histórico é considerado Património da Humanidade pela UNESCO, ao mesmo tempo descobrindo a incrível biodiversidade do Doro, e as tradições da região, através dos seus produtos e da sua gastronomia.

Além de submergir na rica história do Porto, explorando os seus elegantes bairros e mágicas ruas, durante o percurso para descobrir as tradições marítimas da região, a rota efetuou uma paragem no CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), um templo da educação, da ciência e da inovação, que permitiu aos visitantes conhecer a história portuguesa, e a sua relação com o oceano, e os projetos atualmente em curso sobre a economia do mar. Outro dos destinos em destaque no programa da viagem, o Museu do Douro tornou-se no cenário ideal para acolher e representar a cultura e a identidade da região vinícola do Doro, através de uma seleção de vinhos realizada por Luis Gutiérrez, especialista do prestigiado Guia Robert Parker Wine Advocate, e considerado um dos maiores especialistas mundiais em vinho. No último dia da rota, com início e fim na cidade do Porto, prestou-se tributo aos chefs do norte de Portugal enquanto embaixadores gastronómicos da região, num encantador evento que teve lugar no incomparável marco do Palácio da Bolsa, classificado como monumento nacional, e em que os visitantes conheceram as excelências da zona através de uma degustação dos seus produtos.

Para fazer desta viagem uma experiência única, o Guia MICHELIN apoiou-se no talento dos chefs e restaurantes pertencentes à seleção do Guia MICHELIN Espanha e Portugal 2023, que contribuíram para transmitir os seus valores culinários, assim dando sentido à rota. Ricardo Costa (chef do restaurante The Yeatman Hotel, duas Estrelas MICHELIN) abriu as portas do seu estabelecimento, com magníficas vistas da cidade do Porto, para receber os participantes no início da viagem.

Rui Paula (chef do restaurante Casa de Chá da Boa Nova, duas Estrelas MICHELIN) ofereceu uma maravilhosa experiência culinária, de acordo com a singularidade do estabelecimento, situado num edifício classificado como monumento nacional, que é um paradigma da inserção da arquitetura na paisagem, e que bem pode ser descrito como nascido nas rochas, de mão dada com o mar. Vasco Coelho Santos (chef do restaurante Euskalduna, uma Estrela MICHELIN), aportou a sua particular visão de como aplicar o conhecimento científico à cozinha durante a visita ao CIIMAR. Diogo Rocha (chef del restaurante Mesa de Lemos, uma Estrela MICHELIN e Estrela Verde MICHELIN) ofereceu uma experiência gastronómica de excelência, com a sua cozinha baseada em ingredientes locais, durante a visita à Quinta de Ventozelo, um autêntico santuário do Douro. E as criações culinárias de Arnaldo Azevedo (chef do restaurante Vila Foz, uma Estrela MICHELIN) foram o corolário do evento de homenagem aos chefs da região, realizado no Palácio da Bolsa.