Os radares de velocidade média diferem dos tradicionais, que apenas registam a velocidade instantânea num ponto fixo. Em vez disso, estes dispositivos calculam a velocidade média entre dois pontos de deteção, penalizando os condutores que excedem o limite ao longo do troço monitorizado. Além disso, algumas das novas câmaras são bidirecionais, ou seja, conseguem fiscalizar o trânsito em ambas as direções, aumentando a eficácia da fiscalização.
Onde estão localizados os radares de velocidade média?
Os 12 radares de velocidade média estão instalados nas seguintes vias:
Autoestradas:
A1 (Santarém e Mealhada);
A3 (Braga e Trofa);
A25 (Águeda);
A42 (Paços de Ferreira).
Itinerários Complementares (IC):
IC2 (Loures e Rio Maior);
IC19 (Sintra).
Estradas Nacionais (EN):
EN10 (Montijo e Vila Franca de Xira);
EN109 (Figueira da Foz);
EN211 (Marco de Canaveses).
Os novos radares de velocidade instantânea
Os restantes 25 radares são dedicados à medição da velocidade instantânea e estão espalhados por estradas nacionais e urbanas. Estes dispositivos também operam 24 horas por dia e estão devidamente sinalizados com placas azuis e brancas, que indicam a presença de radares de controlo de velocidade.
Ferramentas para consulta dos radares
Para maior transparência, foi criado um mapa interativo que assinala os pontos exatos onde os radares de velocidade fixa estão instalados. Este mapa cobre as várias regiões de Portugal e fornece informações detalhadas, como a localização, o tipo de radar e os limites de velocidade aplicáveis. No caso do Algarve, por exemplo, o mapa é uma ferramenta útil para os condutores, permitindo antecipar a presença dos dispositivos e ajustar a sua condução.