Queda de cabelo e problemas no couro cabeludo
A queda capilar pode ser causada por diversos motivos, por exemplo, falta de vitaminas e nutrientes e alterações hormonais. Mas a perda dos fios também pode refletir problemas emocionais, em particular o stress.
O organismo, ao passar por uma situação de stress acaba por libertar cortisol em conjunto com outras hormonas, pois essa é a forma como o corpo se protege daquilo que lhe causa incómodo. No entanto, a constante libertação de hormonas afeta o organismo, que não consegue controlar o nível de substâncias químicas no sangue. Assim, as hormonas alteram os folículos capilares que entram em queda.
Acne
Nos adultos pode surgir como resultado do excesso de tensão, que contribui para o estímulo de hormonas androgenas, acionando as glândulas sebáceas, que libertam óleos na pele.
o excesso de queratina na pele alimenta as bactérias e, como o stress diminui a imunidade (e as bactérias do bem que habitam a pele), acaba ocorrendo uma proliferação maior das bactérias relacionadas com a acn.
Alergias
Condições como urticária, psoríase, dermatite seborreica e herpes podem ser desencadeados por stress emocional.
Pele mais frágil
Nos casos mais alarmantes de stress, a pele pode tornar-se mais fina e frágil. Isso acontece pelo fato de o cortisol causar a quebra das proteínas dérmicas, fazendo com que a pele fique mais vulnerável.
Prejuízos na cicatrização
Como o stress e a ansiedade provocam mudanças no nível de cortisol, esses dois quadros podem deixar o processo de cicatrização de ferimentos mais difícil.
Olheiras
A fadiga durante o dia, o sono e o cansaço são resultados de uma noite mal dormida, fator que também pode acentuar as olheiras de maneira significativa.
Linhas finas e rugas
O stress e a ansiedade prejudicam as células da pele e seu processo de renovação, pois encurtam os telómeros (capas protetoras dos cromossomos que são responsáveis pela preservação do DNA). Consequência? Pode ocorrer a aceleração do envelhecimento.