Há quem defenda que raspar a língua cura o mau hálito. Vejamos o que diz a ciência

Camadas bacterianas chamadas de biofilmes podem ser removidas com o método da raspagem, mas estudos mostram que a sua eficácia é de curto prazo.

A maioria de nós sabe o quão importante é escovar e usar fio dental se queremos um sorriso saudável. Mas algumas pessoas sugerem que isso não é suficiente e que é precisa usar um “raspador de língua”.

Os raspadores de língua existem em todas as formas e tamanhos. Removem o revestimento branco (que contém bactérias) que se acumula na parte de trás da língua de algumas pessoas. Mas embora haja alguma evidência para apoiar essas alegações, a prática também pode trazer riscos.

Todos temos comunidades de bactérias, fungos e vírus a viver dentro da boca. Isso é conhecido como seu microbioma oral. Essas bactérias podem aderir à superfície da língua e dos dentes e acumular-se em camadas (conhecidas como biofilme). A placa é um exemplo de biofilme.Uma saúde bucal deficiente pode levar à formação de biofilmes contendo certas espécies bacterianas que causam cáries dentárias, doenças gengivais e mau hálito.

Para a maioria das pessoas, escovar os dentes duas vezes ao dia (por dois minutos cada vez) e usar fio dental ou escovas interdentais para limpar entre os dentes serão suficientes para remover o acúmular desses biofilmes. Essas técnicas também são muito eficazes na prevenção de cáries dentárias e doenças gengivais.

Alguns estudos mostraram que raspadores de língua podem reduzir a libertação de compostos de enxofre voláteis (VSCs) produzidos pelas espécies bacterianas encontradas no biofilme da língua. Raspadores de língua também mostraram ser superiores a uma escova de dentes para reduzir o mau hálito.

Portanto, com base nas evidências limitadas disponíveis, parece que o uso regular de um raspador de língua pode ajudar a remover biofilmes e melhorar o mau hálito.
No entanto, esses estudos descobriram que os benefícios da raspagem da língua eram de curta duração e têm ser feitos usando uma técnica específica para serem eficazes.

Raspar a língua uma ou duas vezes ao dia por cerca de 15 a 30 segundos é adequado. É preciso garantir que alcance profundamente na língua (onde as bactérias produtoras de VSCs vivem), raspe da parte de trás para a frente e mantenha sua rotina regular de escovação dos dentes para que a prática seja eficaz.

Existem outras ressalvas quando se trata de raspagem da língua.

Mau hálito não é causado apenas por VSCs. Também pode ser causado por cáries, amigdalite e até mesmo problemas estomacais (como refluxo ácido). Nestes casos, a raspagem da língua fará pouco para resolver o mau hálito.

Um estudo sugeriu que a raspagem da língua pode, na verdade, enriquecer a quantidade de bactérias redutoras de nitrato na língua. No entanto, este estudo foi realizado apenas com uma amostra de 27 pessoas, a maioria das quais eram estudantes de higiene bucal. Será importante que mais pesquisas sejam realizadas com mais participantes para determinar melhor tanto os potenciais benefícios quanto os danos da raspagem da língua.

Ler Mais