O Mori Ouchi, ou “casa na árvore” em português, é um café aconchegante localizado no bairro de Shimokitazawa, em Tóquio. O seu foco são as pessoas que se consideram, ou que são consideradas, pessimistas e mal-humoradas.
Para quem se enquadra nesse perfil, o Mori Ouchi é um lugar onde os visitantes serão super bem recebidos.
De acordo com o fundador do Mori Ouchi, que se considera uma pessoa sombria, «a ideia de abrir o café surgiu há mais de uma década, mas tomei a iniciativa de o montar durante a pandemia de covid-19».
Por sentir que as pessoas negativas são mais sensíveis, e refere que ali «todos podem ser pessimistas o tempo que lhes apetecer».
Mas há outro motivo: «se em cidades como Paris é normal ficar com raiva, essa é uma prática muito mal vista no Japão, e as pessoas são desestimuladas de reclamar sobre qualquer coisa», revela o proprietário do espaço, «por isso, é importante existir um espaço onde os clientes possam ser azedos em paz».
O café é todo decorado para receber os mal-humorados. Ao entrar, o visitante depara-se com uma placa onde está escrito: “aberto apenas para pessoas negativas”.