Estima-se que até 2050 as fraturas por osteoporose aumentem 32%[1], afetando maioritariamente as mulheres, que ao longo das várias fases da sua vida estão particularmente expostas ao risco de maior fragilidade óssea. Por isso, no âmbito do Dia da Mãe, a Associação Portuguesa de Osteoporose (APO), em parceria com o NorteShopping e com a Mimosa, promove a iniciativa “Ossos fortes, mães confiantes”, que decorrerá entre os dias 5 e 7 de maio, no NorteShopping, oferecendo a todas as mulheres a oportunidade de diagnóstico e aconselhamento nutricional especializado.
A qualidade de vida está diretamente ligada à saúde óssea, uma vez que a osteoporose afeta dramaticamente a mobilidade e a autonomia, em particular numa idade mais avançada. Esta doença desenvolve-se de forma silenciosa ao longo de vários anos e é frequentemente identificada quando ocorre um trauma de baixo impacto, com fratura de fragilidade óssea consequente. As principais localizações para estas fraturas são a anca, coluna vertebral e punho. De acordo com a International Osteoporosis Foundation (IOF), uma em cada três mulheres com mais de 50 anos vai sofrer uma fratura de fragilidade óssea ao longo da vida.
As fraturas são mais comuns em mulheres após a menopausa e o melhor tratamento continua a ser a prevenção. Importa garantir, ao longo da vida, a correta ingestão de alimentos ricos em cálcio, privilegiando aqueles cuja biodisponibilidade seja efetiva, como o leite. A prática regular de exercício físico é outra das decisões que estão à mão de todos e, por isso, a pedagogia é tão urgente e fundamental.
É esta urgência de consciencializar e responsabilizar cada cidadão pela sua qualidade de vida atual e futura que move a Associação Portuguesa de Osteoporose. Através de uma grande equipa de voluntários e parceiros institucionais, a APO segue determinada a dar voz a esta necessidade de contrariar a baixa esperança de vida saudável, que em Portugal continua abaixo da média europeia.
“A prevenção é sempre a estratégia mais importante. Diria que começa pela Informação e Educação, que é no fundo o que aqui nos traz. É necessário educar nas famílias, na escola, nas empresas, em todas as estruturas sociais. É um imperativo cívico”, sublinha Pedro Cantista, Presidente da APO, a propósito da iniciativa e da sua importância para o futuro.
Para José Pedro Silva, gestor de marca da Mimosa, “o leite é considerado a melhor fonte alimentar de cálcio, mineral essencial para a saúde óssea, e esse foi o pressuposto para uma parceria de décadas entre a Mimosa e a APO, que se estende a diversas iniciativas de sensibilização ao longo do ano. A alimentação tem um papel preponderante na prevenção, e o leite, enquanto facilitador da ingestão de cálcio em todas as idades e fases da vida, dá propósito ao programa de aconselhamento nutricional que promovemos conjuntamente com a APO”, refere José Pedro Silva, gestor da marca Mimosa.
“Somos um espaço que recebe milhares de pessoas diariamente e faz-nos todo o sentido ter um papel ativo de consciencialização para a importância da prevenção de uma doença que impacta a qualidade de vida de tantas pessoas, como a osteoporose. É um prazer para o NorteShopping assinalar uma data tão importante, como o Dia da Mãe, com uma ação que vem alertar a população para a consciencialização da importância de cuidar da nossa saúde”, afirma Paulo Valentim, diretor do NorteShopping.
Prevenir esta doença e as limitações físicas que dela resultam permite que a mulher se sinta mais segura e confiante na sua capacidade de enfrentar os desafios diários, contribuindo para uma vida mais plena e feliz.