Partilhar

Há um novo alerta para a saúde óssea da mulher

Vem da Associação Portuguesa de Osteoporose

4 Maio 2023
Sandra M. Pinto

Estima-se que até 2050 as fraturas por osteoporose aumentem 32%[1], afetando maioritariamente as mulheres, que ao longo das várias fases da sua vida estão particularmente expostas ao risco de maior fragilidade óssea. Por isso, no âmbito do Dia da Mãe, a Associação Portuguesa de Osteoporose (APO), em parceria com o NorteShopping e com a Mimosa, promove a iniciativa “Ossos fortes, mães confiantes”, que decorrerá entre os dias 5 e 7 de maio, no NorteShopping, oferecendo a todas as mulheres a oportunidade de diagnóstico e aconselhamento nutricional especializado.

A qualidade de vida está diretamente ligada à saúde óssea, uma vez que a osteoporose afeta dramaticamente a mobilidade e a autonomia, em particular numa idade mais avançada. Esta doença desenvolve-se de forma silenciosa ao longo de vários anos e é frequentemente identificada quando ocorre um trauma de baixo impacto, com fratura de fragilidade óssea consequente. As principais localizações para estas fraturas são a anca, coluna vertebral e punho. De acordo com a International Osteoporosis Foundation (IOF), uma em cada três mulheres com mais de 50 anos vai sofrer uma fratura de fragilidade óssea ao longo da vida.

As fraturas são mais comuns em mulheres após a menopausa e o melhor tratamento continua a ser a prevenção. Importa garantir, ao longo da vida, a correta ingestão de alimentos ricos em cálcio, privilegiando aqueles cuja biodisponibilidade seja efetiva, como o leite. A prática regular de exercício físico é outra das decisões que estão à mão de todos e, por isso, a pedagogia é tão urgente e fundamental.

É esta urgência de consciencializar e responsabilizar cada cidadão pela sua qualidade de vida atual e futura que move a Associação Portuguesa de Osteoporose. Através de uma grande equipa de voluntários e parceiros institucionais, a APO segue determinada a dar voz a esta necessidade de contrariar a baixa esperança de vida saudável, que em Portugal continua abaixo da média europeia.

“A prevenção é sempre a estratégia mais importante. Diria que começa pela Informação e Educação, que é no fundo o que aqui nos traz. É necessário educar nas famílias, na escola, nas empresas, em todas as estruturas sociais. É um imperativo cívico”, sublinha Pedro Cantista, Presidente da APO, a propósito da iniciativa e da sua importância para o futuro.

Para José Pedro Silva, gestor de marca da Mimosa, “o leite é considerado a melhor fonte alimentar de cálcio, mineral essencial para a saúde óssea, e esse foi o pressuposto para uma parceria de décadas entre a Mimosa e a APO, que se estende a diversas iniciativas de sensibilização ao longo do ano. A alimentação tem um papel preponderante na prevenção, e o leite, enquanto facilitador da ingestão de cálcio em todas as idades e fases da vida, dá propósito ao programa de aconselhamento nutricional que promovemos conjuntamente com a APO”, refere José Pedro Silva, gestor da marca Mimosa.

“Somos um espaço que recebe milhares de pessoas diariamente e faz-nos todo o sentido ter um papel ativo de consciencialização para a importância da prevenção de uma doença que impacta a qualidade de vida de tantas pessoas, como a osteoporose. É um prazer para o NorteShopping assinalar uma data tão importante, como o Dia da Mãe, com uma ação que vem alertar a população para a consciencialização da importância de cuidar da nossa saúde”, afirma Paulo Valentim, diretor do NorteShopping.

Prevenir esta doença e as limitações físicas que dela resultam permite que a mulher se sinta mais segura e confiante na sua capacidade de enfrentar os desafios diários, contribuindo para uma vida mais plena e feliz.

 

Mais Recentes

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 16 minutos

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 1 hora

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 2 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 3 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 4 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 5 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 6 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 24 horas

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 24 horas

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 1 dia

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 1 dia

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 1 dia

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 1 dia

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 1 dia

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 1 dia

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 1 dia

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 1 dia

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 1 dia

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 1 dia

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.