Um queijo vegano grego teve de ser retirado do mercado em vários países europeus depois de diversos alertas terem sido ativados devido à presença de óleos minerais potencialmente cancerígenos.
São vários lotes de queijo estilo Gouda da marca Violife. Inicialmente, a Autoridade Eslovena de Segurança Alimentar retirou o primeiro lote devido à presença de óleos, posteriormente, as autoridades alemãs alertaram, através do sistema RASFF, o sistema de alerta rápido para alimentos entre países europeus revelando que o queijo estava contaminado com produtos químicos.
Segundo a imprensa grega, este queijo fabricado no país é também exportado para Áustria, República Checa, Países Baixos, Noruega e Suíça , que foram alertados para o risco de estes lotes permanecerem no mercado.
Na Alemanha, não é a primeira vez que ocorre um incidente desse tipo devido a substâncias químicas poluentes, pois segundo estudo publicado numa revista de consumo do país, foi detetada a presença de hidrocarbonetos provenientes de óleos minerais em 12 marcas de queijos vegetais.