“A terra, a vida e a morte. Indiferença e afeição, abandono, fé. A palavra e o silêncio, luz e sombras, a infindável sobrevivência, a incapacidade de amar.” Tudo cabe em Pathos Ethos Logos, obra de Joaquim Pinto e Nuno Leonel que, ao longo de mais de dez horas, desafia o espectador a uma experiência radical, inesgotável e absolutamente única.
Dividido ao longo de três noites, Pathos Ethos Logos é exibido de 2 a 4 de janeiro, às 22h, em exclusivo no TVCine Edition.
Com um total de 641 minutos, Pathos Ethos Logos decorre em três tempos diferentes (2017, 2028 e 2037). Três mulheres de diferentes gerações e origens cruzam-se; as suas tentativas de existir plenamente evocam fragmentos de histórias, trazendo experiências e acontecimentos da vida real para o âmago de cada personagem. Sobre o filme, disse Luís Miguel Cintra, que nele participou: “São dez horas de cinema em que navego como na minha alma, mas que me deixam interdito: o que é isto?”
Estreado na Seleção Oficial do Festival de Locarno, onde Joaquim Pinto e Nuno Leonel venceram o Prémio Especial do Júri em 2013 pelo autobiográfico E Agora? Lembra-me, Pathos Ethos Logos é protagonizado por Rafaela Jacinto, Ângela Cerveira e Fabiana Silva, a quem se juntam Luís Miguel Cintra, Mariana Monteiro e Hugo Tourita, entre muitos outros.
Um ensaio sobre o sentido da vida ou “o mais camaleónico dos filmes” (Cintra, de novo), a descobrir de 2 a 4 de janeiro, às 22h, só no TVCine Edition.
Após a sua estreia, Pathos Ethos Logos ficará disponível no serviço de vídeo on-demand TVCine+.