Uma investigação da Florida State University reuniu um grupo de participantes de meia-idade com excesso de peso. Durante seis semanas, parte deles recebeu um placebo e a outra um extrato de melancia.
Durante esse tempo, a pressão arterial foi verificada em condições normais e com uma das mãos mergulhada em água fria.
As baixas temperaturas são conhecidas por serem uma fonte de stress que faz com que o coração trabalhe mais e, consequentemente, aumente a pressão arterial.
Os resultados…
Espante-se pois o extrato de melancia reduziu significativamente a pressão arterial em indivíduos com excesso de peso, tanto em repouso quanto sob stress.
A confirmação…
Outra investigação da Reading University, em Inglaterra, quer descobrir até que ponto o composto L-citrulina, encontrado naturalmente na melancia, ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e, assim, reduzir a pressão arterial.
«Sabemos que a L-citrulina tem potencial para levar à dilatação dos vasos sanguíneos e queremos descobrir se há quantidade suficiente dela no sumo de melancia para fazer a diferença», disse Charlotte Mills, investigadora ao The Times.
A L-citrulina é um aminoácido que estimula a pressão arterial saudável ao produzir óxido nítrico, um gás que relaxa os vasos sanguíneos e aumenta a flexibilidade das artérias.