Regula as hormonas
O sono desempenha um papel crítico na regulação das hormonas que controlam o apetite. Durante o descanso, o corpo produz a leptina, que suprime a fome, e reduz a produção de grelina, a hormona responsável por estimular o apetite. Quando não se dorme o suficiente, a produção de leptina diminui, enquanto a grelina aumenta, levando a uma sensação aumentada de fome e maior propensão a comer em excesso.
Acelera o metabolismo
A falta de sono está associada a uma diminuição na taxa metabólica do corpo. O metabolismo fica mais lento, quando se dorme pouco, o que significa que o corpo queima menos calorias ao longo do dia. Por outro lado, uma boa noite de sono ajuda a promover o funcionamento eficiente do metabolismo, auxiliando na queima de calorias e no processo de perda de peso.
Reduz o stress e a ansiedade
Dormir bem é fundamental para reduzir os níveis de stress e ansiedade, que muitas vezes podem levar ao aumento de peso. Em situações de stress, o corpo liberta cortisol, que pode aumentar o acumular de gordura abdominal e o desejo por alimentos pouco saudáveis. Estar com o sono em dia ajuda a manter os níveis de cortisol sob controle, reduzindo o ganho de peso, relacionado com o stress emocional.
Melhora a tomada de decisões alimentares
Não dormir pode afetar a capacidade do cérebro de tomar decisões racionais, especialmente em relação à alimentação. Estar cansado, faz procurar alimentos ricos em calorias e açúcares para obter uma dose rápida de energia.
Melhora o desempenho dos exercícios
Uma boa noite de sono também está diretamente relacionada com o desempenho físico. Dormir bem é fundamental para ter mais energia e disposição para o exercicio.