No mês de sensibilização para o cancro da mama, a Joaquim Chaves Saúde acaba de criar uma linha direta, no Whatsapp, para a marcação de rastreios ao cancro da mama. Esta linha facilitadora surge no âmbito do lançamento da campanha “Consigo na luta contra o cancro da mama”, na qual vários profissionais do Grupo surgem com a cara pintada numa alusão ao seu apoio na luta que estes doentes enfrentam todos os dias.
A linha direta para marcação de rastreios vai contar com o apoio de profissionais do Grupo, que agilizarão o processo de marcação do rastreio, através de uma prescrição direta do médico para a realização de ecografia mamária e mamografia, sem necessidade de consulta prévia.
Francisco Paralta Branco, coordenador da Oncologia Médica do Grupo, explica que “o objetivo é facilitar o acesso ao rastreio, incluindo mulheres a partir dos 40 anos, que atualmente não entram no Programa de Rastreio de Cancro da Mama. Sabemos que o cancro da mama afeta muitas mulheres com idades inferiores a 50 anos e é fundamental um diagnóstico precoce para aumentarmos as possibilidades de cura”.
Os rastreios irão decorrer nas Clínicas de Miraflores, Cascais e Sintra e na Clínica Cirúrgica de Carcavelos. As marcações dos rastreios são feitas através da leitura do QR Code, disponível nos vários materiais da campanha, que direciona para a linha do WhatsApp, onde um profissional estará em contacto com todas as pessoas que cheguem por esta via.
A Joaquim Chaves Saúde disponibiliza, agora, um acompanhamento 360º aos doentes com cancro da mama. “Neste momento, o doente é acompanhado desde o diagnóstico, passando pelo estadiamento, tratamento, onde se inclui a cirurgia da mama, as terapêuticas sistémicas (quimioterapia, hormonoterapia, imunoterapia e terapêuticas alvo) e a radioterapia e seguimento, sempre dentro do grupo, tendo um acompanhamento próximo, personalizado e adaptado a cada caso clínico”, confirma Francisco Paralta Branco.