«Manter um cérebro saudável pode parecer algo difícil, mas há algo bastante simples ao nosso alcance que pode contribuir para isso: a alimentação», refere a BBC.
Mas é preciso comer bem e fazer uma dieta rica em vitaminas.
Uma Naidoo, psiquiatra nutricional da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, e autora do livro This is your brain on food, defende que existe uma vitamina fundamental para manter o cérebro jovem e saudável.
«A melhor vitamina a cobrir vários aspetos relacionados com a saúde do cérebro é a vitamina B», refere à BBC, «existem vários tipos desta vitamina e cada uma tem uma função importante para o cérebro».
«Existem 8 tipos de vitaminas B», esclarece, «a vitamina B-1, chamada tiamina, ajuda nas funções básicas das células e no metabolismo de diferentes nutrientes para nos ajudar a obter energia. Um baixo nível de tiamina pode levar a uma função cognitiva deficiente, bem como a outros problemas no corpo». Para a autora, a vitamina B-12, ou cobalamina, «é essencial para a formação de glóbulos vermelhos e do DNA, mas também apoia o sistema nervoso, o desenvolvimento e as funções cerebrais. Ela faz coisas mais específicas, como ajudar na quebra da homocisteína — uma proteína prejudicial ao coração que também pode levar a alguma forma de demência».
Mas revela à BBC que uma das suas favoritas, é a vitamina B-9, o ácido fólico. «Participa da atividade dos neurotransmissores, da formação do DNA e da desintoxicação celular«, explica, «um baixo nível de ácido fólico também está associado ao mau humor. Pelo que comer vegetais de folhas verdes, que geralmente são ricos em ácido fólico natural, favorece o bom humor e a saúde mental».