Hidratos de carbono: o segredo está na cor

Reduzir os hidratos de carbono é uma das componentes de qualquer dieta para perder peso, mas a cor de cada um deles também interessa.

Em declarações ao programa da BBC The Truth about Carbohydrates, o médico Xand van Tulleken explicou que os hidratos de carbono de cor bege são aqueles a que devemos prestar mais atenção.

Os hidratos de carbono dividem-se em três tipos: amido, açúcar e fibra. Dentro dos amidos, encontramos os tais carboidratos de cor bege, onde se incluem o pão, a massa, as batatas e o arroz, com os quais devemos ter especial cuidado no que diz respeito à saúde.

Por outro lado, os hidratos de carbono brancos, que se encontram em alimentos açucarados, também não são, de todo, benéficos para a saúde.

A maioria dos hidratos de carbono correspondentes a estes dois grupos decompõe-se em glicose para gerar energia, sendo essa glicose armazenada sob a forma de gordura quando a consumimos em excesso.

As fibras, ou hidratos de carbono verdes, podem ser encontradas em frutas e vegetais, e são benéficos para a saúde. Estes nutrientes saciam, demoram mais tempo a ser absorvidos e são fontes de vitaminas e minerais.

Já o amido resistente, encontrado em alimentos ricos em fibras como o feijão, o grão e as lentilhas, é excelente para a flora intestinal.

Um outro dado interessante é que o reaquecimento pode transformar os hidratos prejudiciais em bons. Se reaquecer amidos como massas ou torradas, as moléculas tornam-se mais resistentes, permitindo que percorram um caminho mais longo no intestino.

Segundo o médico Xand van Tulleken, devem ser evitados a farinha, o arroz, a batata, a massa, os cereais de pequeno-almoço e o pão branco ou preto processado, e substituí-los por arroz de couve-flor, aipo, batata-doce e pão de centeio. Deve ainda incluir na sua alimentação ovos, carne, peixe, nozes e legumes.

Lembre-se que em todas as refeições metade do prato deve corresponder a legumes de cor viva como a beterraba, o tomate e a alface.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...