<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Hoje celebra-se o Dia do Tomate. Conheças os seus muitos benefícios

Tomate pode ser muito eficaz a combater o cancro do estômago
Foto: Pixabay
1 Fevereiro 2023
Sandra M. Pinto

Um mundo de coisas boas neste alimento.

Previne o cancro de próstata
O tomate é rico em licopeno, um pigmento carotenoide que exerce uma potente ação antioxidante no organismo, protegendo as células do efeito dos radicais livres, e inibindo a proliferação das células tumorais, prevenindo e atrasando o desenvolvimento de diferentes tipos de cancro, principalmente de próstata, mama e de ovário em mulheres na menopausa.

Previne doenças cardiovasculares
Por ter elevada composição em antioxidantes, ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis, além de possuir fibras que ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim, também conhecido por LDL.

Trata da visão, da pele e do cabelo
Por ser rico em carotenoides, os quais se transformam em vitamina A no organismo, o consumo de tomate ajuda a manter a saúde visual e da pele, além de fortalecer e dar brilho ao cabelo.

Ajudar a regular a pressão arterial
É rico em potássio, um mineral que ajuda a regular a pressão arterial.

Fortalece o sistema imune
Devido ao seu conteúdo em vitamina C e antioxidantes, como os polifenóis, consumir tomate ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo, pois ajuda a combater os radicais livres.

Ajuda no emagrecimento
O tomate contém poucas calorias e é rico em água, antioxidantes e fibras, ajudando a diminuir a gordura corporal e a controlar o apetite

Melhora a saúde dos ossos
São uma boa fonte de vitamina K, que atua ativando a osteocalcina, proteína necessária para o crescimento e mineralização dos ossos, evita o desenvolvimento da osteoporose.

Previne doenças do fígado
O tomate é rico em licopeno, que pode interferir no processo de oxidação e regulação do metabolismo das gorduras, prevenindo a ocorrência de fígado gordo.

Melhora a prisão de ventre
O tomate contém boas quantidades de fibras insolúveis, principalmente na casca, o que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino e a aumentar o volume do bolo fecal.

Controla a diabetes
Contém fibras e cromo, que atuam ajudando a regular os níveis de açúcar no sangue.

Previne a anemia
O tomate contém uma boa quantidade de vitamina C, que é necessária para aumentar a absorção intestinal do ferro, principalmente proveniente dos alimentos de origem vegetal.

Previne o envelhecimento precoce
A ação antioxidante do tomate promove a proteção das células da pele contra a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele.