A Saúde Mental é uma prioridade no Plano Nacional de Saúde, enquadrada na nova Lei da Saúde Mental, Lei 35/2023, de 21 de julho, e a criação da valência de Psiquiatria Comunitária, neste Pólo de Saúde, é o reflexo dessa prioridade no Serviço Nacional de Saúde e no Hospital de Cascais.
A Psiquiatria Comunitária promove a reabilitação e reintegração dos utentes, desenvolve estratégias de promoção da saúde e dinamiza, em articulação com entidades da comunidade, programas de promoção da saúde e prevenção e tratamento da doença.
“Esta nova valência de intervenção assente numa equipa multidisciplinar irá assegurar uma maior proximidade de cuidados à comunidade e uma interligação mais eficaz com outras estruturas prestadoras de cuidados, resultando numa abordagem mais eclética e eficaz em termos de saúde mental, em prol dos doentes do concelho de Cascais” refere o Coordenador da Unidade Funcional de Psiquiatria, Pedro Cintra.
José Bento e Silva, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Cascais, acredita que: “Esta integração de cuidados irá permitir à equipa do Hospital de Cascais desenvolver um trabalho de proximidade com a população, assegurar o seguimento dos doentes e permitir uma intervenção mais efetiva nos problemas de saúde mental no concelho de Cascais”.
Neste pólo de saúde irão ser assegurados serviços de psiquiatria de crianças e adultos, nomeadamente, consultas externas; psicoterapias e acompanhamento psicológico; terapias e intervenções de grupo e administração de terapêutica injetável crónica.
Na foto (da esquerda para a direita) Enfª Isabel Pereira Lopes, Enfermeira Diretora do Hospital de Cascais; Dr. Nuno Corte-Real, Diretor Clínico do Hospital de Cascais; Dr. Pedro Cintra, Coordenador da Unidade Funcional de Psiquiatria do Hospital de Cascais; Sara Almeida, Enfermeira Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica do Hospital de Cascais; Sara Ribeiro, Enfermeira Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica e Responsável da Unidade Funcional de Psiquiatria do Hospital de Cascais.