O Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, adquiriu um novo equipamento de Tomografia Computorizada (TAC) de última geração com o intuito de reforçar a acessibilidade da população a exames de Imagiologia diferenciados. O equipamento Revolution APEX Elite é o primeiro a ser implementado no país e sobressai pela rapidez, detalhe e a maior quantidade de informação na aquisição de imagens cardíacas, que evitam a realização de exames complementares.
A nova TAC tem um elevado desempenho tecnológico, utilizando algoritmos de Inteligência Artificial da GE HealthCare para a aquisição e reconstrução de imagens, otimização do fluxo de trabalho e redução das doses de radiação e da quantidade de agentes de contraste. Além disso, o equipamento possui um detetor que abrange toda a área cardíaca numa única rotação, proporcionando maior conforto e rapidez.
O detalhe superior e a maior quantidade de informação são essenciais para diagnósticos diferenciados, oferecendo várias vantagens aos doentes. Gonçalo Marques, Gestor Técnico da Direção de Imagiologia CUF, afirma que “o detalhe superior e a maior quantidade de informação são essenciais para diagnósticos diferenciados, oferecendo várias vantagens aos doentes” e destaca que “os tempos de aquisição mais rápidos permitem que os doentes sejam expostos a uma dose menor de contraste e radiação ionizante, minimizando potenciais efeitos adversos. Nuno Manso, Coordenador de Imagiologia no Hospital CUF Descobertas, acrescenta que “a aquisição de imagens de alta qualidade e com maior informação, independentemente da idade ou condição clínica do doente, permite melhorar a acuidade diagnóstica, indispensável na prevenção e na deteção rápida e precoce no diagnóstico por imagem”.