Infeção Urinária. Estes são os tratamentos eficazes que deve seguir

A maioria das infecções do trato urinário responde a tratamentos simples com antibióticos, hidratação e analgésicos/anti-inflamatórios que podem até ser realizados em casa.

A infeção urinária é um problema que causa sintomas, como dor e ardência ao urinar, urgência urinária e cheiro desagradável, sendo geralmente causada por bactérias do intestino que chegam ao sistema urinário.

Esta é uma doença mais comum nas mulheres, especialmente devido à proximidade entre a uretra e o ânus. Existem mulheres que inclusive sofrem infeções urinárias de uma forma recorrente – várias vezes num ano. Nestes casos, o médico pode recomendar um tratamento de prevenção.

 

Habitualmente o tratamento deste tipo de problema passa pela toma de antibióticos, que devem sempre ser prescritos por um especialista. Todavia estes medicamentos podem ser complementados por outro tipo de produtos que acelerem a recuperação e aliviem os sintomas.

Eis alguns dos tratamentos e remédios que podem ser úteis para curar infeções urinárias, explicado pelos especialistas do portal TuaSaúde.

 

  1. Antibióticos

Tal como referido anteriormente este é o tipo de tratamento mais indicado para combater o problema. Estes produtos – como a fosfomicina ou nitrofurantoína – podem ser prescritos por um especialista médico e adquiridos nas farmácias. Caso se trate de um caso mais grave de infeção urinária, então pode ser necessário que o tratamento seja feito no hospital.

Habitualmente os sintomas devem desaparecer passados poucos dias após o início do tratamento, no entanto é fundamental que se continue a tomar o antibiótico durante todo o período recomendado pelo médico.

 

  1. Antiespasmódicos e analgésicos

É comum que a as infeções urinárias possam causar alguns sintomas desagradáveis. Dores, desconforto, ardor ao urinar, dor abdominal ou pressão intestinal, são alguns dos exemplos mais frequentes. Nestes casos, e como forma de aliviar estes sintomas, podem ser prescritos alguns medicamentos que permitam ajudar a relaxar os músculos e diminuir a dor.

 

  1. Antissépticos

Os antissépticos como a metenamina e o cloreto de metiltionínio (Sepurin), também podem ajudar a aliviar a dor e a ardência ao urinar, ajudar a eliminar as bactérias do trato urinário e a prevenir infeções recorrentes.

 

  1. Suplementos

Por último, pode também ser eficaz uma suplementação capaz de acelerar o tratamento e a recuperação. Alguns suplementos que têm como base o extrato de arando vermelho, são conhecidos pela sua atuação que impede a formação de bactérias no trato urinário. De resto, estes suplementos podem ainda ser capazes de reconstituir a microflora intestinal, dificultando assim o desenvolvimento deste tipo de problemas. Este tipo de remédio pode ser particularmente útil para prevenir o reaparecimento das infeções urinárias.

 

 

Ler Mais