Marcada para dia 27 de janeiro, desafia um conjunto de restaurantes da Grande Lisboa a participar com pratos ou menus solidários, através das quais parte do valor pago reverte para uma associação.
Na iniciativa PALA_DAR, a solidariedade faz-se com sabor: depois de desfrutarem de um brunch, almoço ou jantar num dos restaurantes aderentes, os clientes votam numa destas três associações e, no final do dia, pelo menos 50% do valor acumulado de cada restaurante é doado a uma associação. As entidades em votação são a VilacomVila, a Crescer e a Pão a Pão, cujo trabalho social está relacionado também com projetos gastronómicos.
A makro é a fornecedora dos ingredientes para a iniciativa, com cabazes personalizados e adaptados a cada restaurante, que contribui com a sugestão de um prato para o menu solidário. O Zunzum, da chef Marlene Vieira, os espaços A Lanchonete, SMØR, Água pela Barba, Sea Me, Prego da Peixaria em Alvalade, Izanagi, 1º Direito, Senhor Peixe, Repotzalia, Potzalia, Cobaia, Copo Largo, Palácio Chiado, Retrogusto 84, Pause e VDB Bistronomie são alguns dos restaurantes envolvidos.
Incluidos estão igualmente o Café Joyeux, da associação VilacomVida, onde o serviço é feito por pessoas com Dificuldades Intelectuais e do Desenvolvimento; “É Um Restaurante”, da Crescer, onde as refeições do chef Nuno Bergonse são servidas por pessoas que estão ou estiveram em situação de sem-abrigo; o “Mezze”, restaurante que emprega imigrantes do Médio Oriente, dinamizado pela Pão a Pão.
Para amplificar ainda mais o potencial solidário da ação, a Glovo junta-se à PALA_DAR com uma dinâmica especial de isenção de taxas de entrega. Cada restaurante participante receberá 50 códigos promocionais com entrega gratuita, gentilmente oferecidos pela Time Out aos seus leitores e seguidores.