“Recentemente, foram reportadas tentativas de burla, incluindo mensagens ou chamadas automáticas que alegam ser do “fundo de desemprego” ou do IEFP, solicitando contacto via WhatsApp”, revela o instituto, numa nota publicada no seu site.
O IEFP aponta que estas “mensagens são fraudulentas”, dado que “não realiza contactos automáticos por telefone ou mensagens via WhatsApp para recrutamento de candidatos a emprego”.
“Qualquer comunicação oficial do IEFP é realizada exclusivamente através dos seus canais institucionais, como o portal Iefponline, e-mail oficial, SMS ou contacto direto por técnicos autorizados”, esclarece o instituto.
O IEFP aconselha, por isso, os cidadãos a desconfiarem de contactos não solicitados “que pedem informações pessoais ou financeiras”, a verificarem a origem do contacto – “o IEFP utiliza canais de comunicação oficiais, como e-mails com domínio “@iefp.pt” – e, em caso de dúvida, a contactarem o instituto através dos canais oficiais.
Além disso, o organismo pede aos cidadãos para denunciarem “situações de burla às autoridades competentes” e aconselha a não fornecerem “informações pessoais ou sensíveis em resposta a mensagens suspeitas”.
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