A exposição ‘Trouble in Paradise’ conta com 14 obras do artista, que revelam uma abordagem interdisciplinar que se opõe à clássica fotografia de viagem. Miguel Pereira Vinagre traz a sua formação em arquitetura para a forma como enquadra fotografias, expondo a serenidade cenográfica de lugares como Suíça, Grécia e Costa Rica. Apesar das paisagens fotografadas terem um caráter intencionalmente idílico, ‘Trouble in Paradise’ é, na verdade, um estudo espacial. Existe uma sensação de sublime sem nunca se perder as qualidades emocionais intrínsecas a estes lugares que são versões arquétipos da ideia primordial de paisagem. Estas imagens são um meio para explorar motivos de caráter profundamente violento produzindo um olhar crítico sobre o turismo em massa e como a sua exploração afeta a realidade local. A exposição pretende assim refletir sobre como devem ser explorados determinados espaços e que impacto o ser humano tem na sua transformação.
Biografia do artista
Miguel Pereira Vinagre é um profissional criativo baseado em Lisboa que produz objetos, espaços, imagens e som.
O trabalho que desenvolve centra-se na intersecção entre análises culturais, sistemas narrativos e linguagem visual. A sua abordagem interdisciplinar permitiu-lhe trabalhar em diferentes áreas como arquitetura, design e composições musicais. Ao longo dos anos desenvolveu projetos arquitetónicos, concebeu instalações artísticas, desenhou objetos e produziu composições musicais.
Com uma forte ligação à composição visual, a estética eclética dos trabalhos produzidos por Miguel Pereira Vinagre são o resultado de uma forte crença na investigação como meio de experimentação e de um sentido de irreverência como método de trabalho. As propostas desenvolvidas, em que contemporaneidade e progresso se aliam ao património e ao contexto da intervenção, procuram encontrar a singularidade de cada projeto. Miguel desenvolveu projetos em sítios tão diversos como Aix-en-Provence, Bolonha, Lisboa, Melides e Paris. Miguel estudou arquitetura na FAUP no Porto e na IUAV em Veneza. Colaborou com o Estúdio Barozzi Veiga em Barcelona e Vincent Van Duysen Architects em Antuérpia em projetos localizados em Antuérpia, Barcelona, Lausana, Londres, Munique e Zurique.
Miguel Pereira Vinagre fundou o seu próprio atelier em 2024.
Horários para visita da Exposição:
De segunda a sexta-feira: 8h-23h
Sábados – 9h-18h
Domingos – encerrado