Embora nos Estados Unidos a batata esteja incluída no grupo dos “vegetais”, a realidade é que se trata de um tubérculo, um alimento de origem vegetal , mas cuja composição nutricional está longe da dos vegetais. É um alimento barato e muito acessível, além de ser bastante flexível na cozinha: assado, no micro-ondas, amassado ou em forma de chips, entre muitos outros exemplos, as possibilidades são imensas. Porém, os excessos podem ser prejudiciais .
Há muito que se debate se o consumo de batata é saudável ou não , visto que, apesar de ser um alimento de origem vegetal, é rico em carboidratos com alto índice glicémico, por isso pode não ser o mais recomendado para pessoas que já apresentam alguma alteração no metabolismo. Mas, como acontece frequentemente com a maioria dos alimentos frescos, dependerá em grande parte da forma como são preparados e consumidos.
Segundo alguns especialistas, como a nutricionista Erin Palinski-Wade , autora do livro “Belly Fat for Dummies”, a batata é um alimento saudável e rico em nutrientes. Na verdade, explica, a má reputação se devia ao modo de preparo e não ao produto em si : batatas fritas em óleo não seriam tão nutritivas quanto uma batata assada. Porém, por si só, a batata é um alimento saudável, rico em nutrientes como fibras, potássio ou ferro, entre outros.
Por sua vez, Toby Amidor , especialista em nutrição, lembra que a batata também é rica em vitamina C e vitamina B6 . Da mesma forma, ele ressalta que os carboidratos da batata não devem ser vistos como algo negativo, muito pelo contrário: “os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo em geral, e do cérebro em particular, principalmente durante os exercícios de alta intensidade”.
“Os carboidratos são uma fonte de energia fácil de digerir e de absorção mais rápida do que proteínas ou gorduras.”
De acordo com as evidências científicas atuais, o consumo regular de batata pode ser benéfico para a redução da pressão arterial , desde que não sejam batatas fritas ou mergulhadas em molho: as batatas são ricas em fibras e potássio, e ambos os nutrientes apresentam benefícios para a saúde cardíaca em geral.
Por outro lado, quando se trata da saúde do cérebro , embora seja verdade que a batata é rica em colina e este é um nutriente essencial para o funcionamento do cérebro, a batata só poderia fornecer 10% da ingestão diária recomendada de colina.
Adicionar alimentos de alto volume, baixo teor calórico e ricos em fibras, como batatas, geralmente resulta em aumento da saciedade e melhor controle da porção e do apetite. Isso, em última análise, leva a uma redução na ingestão calórica total e pode promover perda de peso ou, pelo menos , ajuda a manter o peso.