O cálcio é um nutriente – micronutrientes, na verdade – essencial para a saúde. Alguns dos alimentos fundamentais da nossa alimentação são ricos justamente neste mineral, como o leite ou o queijo. Porém, nem sempre é nosso aliado, pois às vezes a sua presença em determinadas partes do corpo pode causar grandes problemas.
É o que acontece com a calcificação arterial, devido ao acumular de depósitos de cálcio nas paredes das artérias . Essa condição costuma ser um indicador de aterosclerose , doença na qual as artérias endurecem e se estreitam devido ao acumular de placas, compostas de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias. As causas podem ser variadas: desde colesterol alto até simplesmente envelhecimento. Em qualquer caso, é sempre um fator de risco cardiovascular.
Pesquisas realizadas por especialistas do UT Southwestern Medical Center, nos Estados Unidos, mostraram que o acumular de cálcio nas artérias aumenta o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral . Parece evidente, portanto, que reduzir riscos pode ser uma excelente decisão para desfrutar de uma vida saudável.
Para estabelecer as bases para esse cuidado, o cirurgião Jeremy London ressalta que «infelizmente não há remédio para se livrar do cálcio, mas existem mudanças no estilo de vida que se podem fazer para evitar a formação futura de cálcio». Portanto, a prevenção desempenha um papel fundamental com uma abordagem abrangente que inclua hábitos saudáveis.
Uma das principais recomendações para mitigar é evitar a todo custo o consumo de tabaco. «O tabaco é um dos principais fatores que agravam os problemas cardiovasculares”, alerta o dr. Jeremy London. Além disso, defende uma dieta baseada em alimentos integrais, com especial enfoque nos ricos em fibras, pois ajudam a reduzir os níveis de colesterol e a melhorar a saúde arterial.
Outro aspecto fundamental para controlar esse problema é a atividade física . «Um programa de exercícios consistente ajuda a manter bons níveis de glicose ao longo do dia», destaca. Da mesma forma, é fundamental dormir bem: «Priorizar o sono diminui a inflamação corporal», afirma o especialista, ressaltando que a inflamação crónica pode deteriorar os vasos sanguíneos e acelerar a acumulação de cálcio.