Um estudo recente sugere que os olhos podem revelar mais sobre nós do que se pensáva anteriormente. Investigadores da Universidade de Leiden revelaram que «os nossos olhos moldam a forma como as pessoas percebem tudo, desde a nossa atratividade até à nossa generosidade».
Embora se possa pensar que tudo se resume à cor, os pesquisadores descobriram que dois outros fatores são fundamentais: o tamanho da pupila e o brilho da íris. No estudo, a equipa pediu que as pessoas classificassem fotos de primatas não humanos com olhos alterados.
Os resultados revelaram que animais com íris brilhantes e pupilas grandes foram classificados como mais atraentes e amigáveis. Enquanto isso, animais com pupilas maiores também atraíram maiores doações de caridade. «Os nossos resultados demonstram que pequenas mudanças na morfologia ocular percebida afetam o comportamento e as respostas afetivas», disseram os cientistas.
O olho tem muitas partes, incluindo a íris (a parte colorida), a pupila (a abertura no meio da íris) e o cristalino (a estrutura transparente dentro do olho). A maioria dos estudos tende a analisar apenas os efeitos de cada uma dessas partes isoladamente. Por exemplo, pesquisadores já descobriram uma ligação entre o tamanho da pupila e a simpatia, atratividade e confiabilidade.
No entanto, neste estudo, a equipa decidiu entender se as alterações na pupila e na íris influenciam a maneira como somos julgados.
NO estudo, publicado em Cognition and Emotion , os investigadores, liderados por Juan Olvido Perea-Garcia, explicaram que «apesar da estreita ligação entre a visibilidade da íris e da pupila, os efeitos percebidos desses dois foram estudados em grande parte de forma isolada».
«Demonstramos, através de dois estudos experimentais, que os efeitos do tamanho percebido da pupila dependem da visibilidade da íris», concluem