Provavelmente já lhe aconteceu centenas de vezes. Você está à espera de uma telefonema importante, o telefone toca e quando atende a voz ouvida do outro lado da linha não é o que você esperava. Mas também não é inesperado. Outra tentativa de lhe vender algo.
Felizmente, existem métodos para desencorajar as empresas que continuam a ligar para determinados números de telefone.
O blog polaco Genialge relata uma forma eficaz de enfrentar essas conversas indesejadas. É tão simples como dizer uma pergunta e uma frase-chave num determinado momento.
Neste sentido, a chave está no método de obtenção que estas empresas utilizam para aceder a um conjunto de números de telefone com os quais podem contactar. Estes métodos são necessários para cumprir os regulamentos de proteção de dados, ou seja, devem ter obtido o número por meios legais.
Além de ser obrigado a informar no início da conversa que o motivo é uma oferta de marketing, o operador também é obrigado a informar quem é o administrador dos seus dados. Aí está o momento crucial, depois dessa pergunta é muito provável que se o número não tiver sido obtido legalmente, a próxima coisa que você ouvirá será uma resposta como “seu número foi sorteado aleatoriamente pelo computador” .
A essa resposta você terá que responder indicando que esse método de seleção é ilegal e solicitar que forneçam os dados da empresa. Em seguida, resta apenas anunciar que se prepara para apresentar uma reclamação ao órgão correspondente.