A faixa etária dos cinquenta anos chega após um período de mudanças drásticas, como a menopausa da mulher e a redução da produção de testosterona no homem.
De acordo especialistas, a partir dos 50 anos o corpo humano sofre mudanças no sistema imunológico e o organismo fica mais vulnerável a algumas doenças.
Dentre os problemas mais comuns que surgem nessa fase, podem ser destacados:
- Desidratação: devido à diminuição da ingestão de água;
- Diminuição na densidade óssea (osteopenia e osteoporose);
- Aumento da gordura corporal;
- Diminuição da massa muscular;
- Diminuição da função cognitiva e da memória;
- Problemas oftalmológicos;
- Alterações no trato gastrointestinal, incluindo alterações nos sentidos (paladar e olfato),
- Alterações na mastigação, deglutição, digestão;
- Absorção dos nutrientes dos alimentos.
Cuidados essenciais aos cinquenta
Alimentação: novas necessidades
Fique atento às novas necessidades do organismo, sobretudo na alimentação. A partir de agora, o corpo vai exigir reforço de nutrientes.
A recomendação é ser acompanhado por um nutricionista para que consuma, preferencialmente, os nutrientes que o corpo mais precisa e verifique a necessidade da suplementação de alguma vitamina, como a vitamina D e o cálcio.
Mais do que nunca, é necessário investir em “comida de verdade”, como legumes, verduras e frutas. Fuja dos processados e temperos prontos.
Mantenha-se ativo
A sua energia vital vai aumentar muito com a prática de atividades físicas. Mantenha-se ativo e com o corpo em constante movimento.
Esse hábito vai ajudar a produzir mais hormonas que dão a sensação de felicidade e, também, manterão ativas as produções de substâncias importantes para os ossos e ligamentos do corpo.
Pratique o autoconhecimento
Trabalhar o autoconhecimento significa, basicamente, refletir sobre si mesmo e avaliar qual é a sua perceção sobre o envelhecimento.
É essencial que tenha momentos de reflexão para entender que esse é um processo natural da vida e há várias formas de aproveitar a vida nessa faixa etária.
Mentalize que o período da vida em que está não o impossibilita de manter o bem-estar e fazer coisas que gosta ou tem vontade de fazer.