<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Já foi revelado o Calendário Pirelli 2023. Descubra as musas que o integram

Sandra M. Pinto

“Cartas de amor à musa”, o Calendário Pirelli 2023, criado por Emma Summerton, foi apresentado no Pirelli Hangar Bicocca Museum of Contemporary Art, em Milão.

A fotógrafa australiana dedicou a 49ª edição do The Cal™ às suas musas, ou seja, às muitas mulheres que, na sua procura por inspiração, a guiaram no seu percurso e nas suas decisões como artista e como pessoa.

Desde a sua primeira edição, em 1964, até aos dias de hoje, Emma Summerton é a quinta mulher a assinar o Calendário, depois de Sarah Moon, em 1972, Joyce Tenenson, em 1989, Inez Van Lamsveerde (da dupla Inez e Vinoodh), em 2007, e Annie Leibovitz, em 2000 e 2016. Este ano, é a própria Emma Summerton que, juntamente com o diretor Carlo Alberto Orecchia, dirigiu o vídeo de apresentação do Calendário Pirelli 2023.

“Para o Calendário, quis voltar à raiz etimológica da palavra musa. Originalmente, a musa representava o próprio artista em busca de inspiração”, explica Emma Summerton. “Sou fascinada por mulheres que fazem coisas extraordinárias e criativas, mulheres que me inspiraram ao longo da minha carreira e da minha vida, começando pela minha mãe. Pessoas com quem aprendi muito: escritores, fotógrafos, poetas, atrizes e diretores. Assim, a minha ideia era homenagear essas mulheres extraordinárias e criar um mundo para representá-las”, acrescentou a artista.

O Calendário Pirelli 2023 reúne 28 fotografias de 14 modelos retratadas com o estilo onírico que distingue o trabalho de Emma Summerton. A escolha dessas mulheres não foi fruto do acaso. Cada uma delas tem afinidades com a musa que ela estava destinada a representar nos cenários montados em Londres e em Nova Iorque para a sessão, realizada entre junho e julho. “Nas minhas fotos, a fronteira entre o papel que as modelos representam e o que elas realmente são não é definida, e tudo se mistura num realismo mágico”, explica a fotógrafa.

Assim, por exemplo, temos Guinevere Van Seenus, que além de supermodelo é também fotógrafa na vida real; Lauren Wasser, modelo, mas também atleta; Ashley Graham, que no Calendário representa a ativista, conhecida pelas suas batalhas em prol da positividade do corpo, e Precious Lee, a narradora que adora escrever roteiros e histórias.

Já foi revelado o Calendário Pirelli 2023. Descubra as musas que o integram Já foi revelado o Calendário Pirelli 2023. Descubra as musas que o integramFolheando o Calendário encontramos, por ordem:
Lila Moss – A VIDENTE (the Seer)
Guinevere Van Seenus – A FOTÓGRAFA (the Photographer)Adwoa
Aboah – A RAINHA (The Queen)
Karlie Kloss – A ESPECIALISTA EM TECNOLOGIA (the Tech Savant)
Sasha Pivovarova – A PINTORA (The painter)
Lauren Wasser – A ATLETA (the Athlete)
Emily Ratajkowski – A ESCRITORA (The Writer)
Cara Delevingne – A PERFORMER (the Performer)
Bella Hadid – A DUENDE (the Sprite)
Kaya Wilkins – A MÚSICA (the Musician)
Precious Lee – A NARRADORA (the Storyteller)
He-Cong – A SÁBIA (the Sage)
Adut Akech – A CAÇADORA DE SONHOS (the Dream Catcher)
Ashley Graham – A ATIVISTA (the Activist)