Albinismo é um tipo de distúrbio genético caracterizado pela ausência parcial ou total de melanina no corpo.
A melanina é a responsável pela coloração da pele, pelos e olhos, por isso as pessoas com tal condição parecem tão brancas.
O distúrbio tem caráter hereditário, ou seja, é passado pelos pais que possuem o gene recessivo, à criança. Mas nem sempre os genitores manifestam o problema.
Quais os tipos de albinismo?
A condição é dividida em dois tipos:
Ocular: atinge apenas os olhos e geralmente é seguida de problemas de visão como astigmatismo, hipermetropia, estrabismo, movimento irregular dos olhos e fotofobia.
Óculo-cutâneo: quando atinge também a pele e os cabelos. A exposição ao sol é o principal problema nesses casos porque poucos minutos podem causar queimaduras de 2º e 3º graus. Em caso de exposição prolongada e diária, há risco de desenvolver lesões como cancro de pele.
Qual o tratamento para albinismo?
Albinismo não tem cura, mas as pessoas com o distúrbio precisam de adotar alguns cuidados para evitar maiores complicações. Algumas medidas indicadas são acompanhamento frequente com oftalmologista e dermatologista, evitar a exposição solar direta ou indireta, usar óculos escuros com proteção contra os raios solares, acessórios como chapéus com abas e protetor solar.