Vamos começar pelo princípio… o conceito Low Poo é o nome dado à técnica de cuidados capilares desenvolvida para cabelo crespo, cacheado, ondulado, o chamado “Curly Girl Method”, retirado do livro de Lorraine Massey “Curly Girl: The Handbook”, começa por esclarecer o site naturalhairspa.
As dicas de Lorraine no livro foram transformadas e adaptadas, dando origem à técnica que conhecemos hoje como low pow e que consiste em somente utilizar produtos que não contenham na formulação substâncias que prejudiquem a definição do fio, como sulfatos.
Os champôs sem sulfato geralmente fazem menos espuma, mas não se preocupe, espuma não é necessariamente um sinal de qualidade ou limpeza. De facto, associamos a espuma a limpeza e a oleosidade capilar a sujidade. E foi por isso que a indústria cosmética incluiu os surfactantes (agente de limpeza) agressivos – os sulfatos, que fazem a espuma dos produtos, mas que removem a lubrificação natural do cabelo, expondo a cutícula aberta e permitindo que toda a hidratação escape.
A técnica Low Poo foi idealizada para os cabelos com curvaturas, mas também é muito eficaz em cabelos lisos. O cabelo encaracolado ou cacheado resseca mais facilmente, mas com a lavagem low pow consegue manter a definição e a saúde, pois esta apenas remove a sujidade do dia a dia, mantendo a hidratação natural. Por outro lado, os cabelos lisos, embora não sofram tanto com o ressecamento, costumam ser mais oleosos e, por isso, champôs com sulfatos limpam demais o couro cabeludo que acabam por produzir mais sebo para repor a oleosidade perdida.
Concluindo, low poo significa champô leve (sem sulfato), também conhecido como champô sulfate-free ou champô suave. Produtos compostos por agentes de limpeza de carácter leve, que não agridem a fibra capilar, não alterando a sua estrutura. Muitos deles fazem menos espuma que os champôs comuns e proporcionam limpeza aos fios sem retirar a proteção natural dos cabelos.