Partilhar

Já ouviu falar no ChatGPT? Programa de inteligência artificial vai ter capacidade de falar e ver

O que lhe parece esta “evolução”? Boa ou má?

26 Setembro 2023
Forever Young

A OpenAI informou na segunda-feira que tinha dotado o seu programa de inteligência artificial (IA) ChatGPT de capacidade de falar e ver para a tornar “mais intuitiva”, avança a Lusa.

A interface que popularizou a IA generativa – isto é, capaz de produzir texto, imagem e outros conteúdos a pedido – vai assim, em breve, poder tratar pedidos com imagens e também discutir oralmente com os seus utilizadores.

Em comunicado, a OpenAi dá o exemplo de um utilizador que fotografa um monumento e que depois “tem uma conversa com o ChatGPT” sobre a história da construção ou que mostra ao programa o interior do seu frigorífico para que lhe proponha uma receita.

Outros exemplos de usos possíveis, ainda segundo a empresa, são os de ajudar as crianças com os exercícios escolares, por exemplo, através d envio de uma foto de um problema de matemática, ou pedir ao ‘chatbot’ que conte às crianças uma história antes de adormecerem.

Estes novos instrumentos vão ser desenvolvidos nas duas próximas semanas para os assinantes do ChatGPT Plus, que é a versão paga do ‘chatbot’, e as organizações clientes do serviço.

A empresa anunciou em março estas funcionalidades, ao apresentar o GPT-4, a versão mais recente do seu modelo de linguagem, que sustenta o chatGPT.

O GPT-4 é multimédia, no sentido em que pode tratar de informação, além de texto ou códigos informáticos.

O sucesso do ChatGPT desde o final de 2022 desencadeou uma corrida à IA generativa pelos conglomerados das tecnologias, desde logo Google e Microsoft.

Mas o desenvolvimento acelerado destes programas, ainda muito pouco regulados, suscita muitas inquietações, tanto mais que têm tendência a “alucinar”, isto é, a inventar respostas.

“Os modelos dotados de visão colocam novos desafios, alucinações, por as pessoas se poderem basear na interpretação das imagens pelo programa em domínios com consequências pesadas” das decisões tomadas, admitiu OpenAI, no seu comunicado.

A empresa garantiu ter “testado o modelo” em temas como o extremismo e os conhecimentos científicos, mas adiantou que conta com os usos na vida real e os comentários dos utilizadores para o melhorar.

Por outro lado, limitou as capacidades da ChatGPT para “analisar as pessoas”, uma vez que a interface “nem sempre é exata e estes sistemas devem respeitar a confidencialidade dos indivíduos”.

 

Mais Recentes

Opinião: «Atividade física e saúde da coluna – um caminho para o bem-estar», Jorge Alves, Cirurgião de Coluna

há 2 minutos

À atenção de pais e avós: lições retiradas da série “Adolescência” alertam sobre os riscos digitais para os jovens

há 17 minutos

Mexa-se: a importância da atividade física para a saúde

há 37 minutos

Nuria: conheça a próxima depressão que atingir Portugal esta semana

há 46 minutos

Novas regras do Registo Nacional de Utentes em vigor para melhorar serviços de saúde

há 57 minutos

Banda composta por utentes autistas ajuda músicos a ganhar autonomia

há 1 hora

Todos os distritos do continente sob aviso amarelo

há 1 hora

Óbito : Morreu o ator Val Kilmer, de “Top Gun” e “The Doors”

há 2 horas

IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças

há 18 horas

Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem

há 18 horas

Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho

há 18 horas

Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga

há 19 horas

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

há 19 horas

“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego

há 19 horas

Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas

há 20 horas

Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa

há 20 horas

Benefícios que pode retirar do consumo de camarão

há 20 horas

Lisbon Marriott distinguido pela AHP pelo seu compromisso com a sustentabilidade

há 21 horas

Plano para a Resposta Sazonal em Saúde para verão ativado em maio

há 21 horas

Uma hora de ecrã depois de deitar aumenta o risco de insónia em 59%, revela estudo

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.