O que têm em comum a influenciadora de extrema direita americana Laura Loomer, a nora do presidente Lara Trump ou o político Matt Gaetz ? Todos gravitam em torno de Donald Trump, mas acima de tudo parecem ter usado a medicina estética para modificar a sua aparência. O HuffPost explica por que todos têm a mesma cara.
Pele com um tom bronzeado alaranjado, boca perfeita e “deliciosa”, maçãs do rosto salientes, pele suave. Pessoas próximas de Trump adotaram uma nova cara, e isso não é coincidência. Vários meios de comunicação americanos deram um nome a esta tendência estética: o “rosto Mar-a-Lago” , em referência ao nome da luxuosa residência de Donald Trump na Flórida.
Num artigo no Daily Mail , o especialista Anthony Youn explica que refazer o rosto tornou-se num símbolo de riqueza para os fãs de Trump. «Antigamente, o cartão de visita dos rico era exibir as suas carteiras luxuosas. Hoje, é mais provável que exibam um rosto refeito e caro. E vemos isso também entre os mais jovens», explica.
Fazer uma cirurgia pode até ser um critério para aderir ao movimento MAGA (Make America Great Again), como Kristi Noem, governadora de Dakota do Sul, que em poucos anos deixou de lado o cabelo curto e a boca fina para adotar cabelos longos e em cascata e cílios postiços.
Uma transformação «estratégica», segundo Richard Thompson Ford, professor de direito da Universidade de Stanford,num artigo no New York Times .
«Kristi Noem mostra que é o tipo de mulher que Trump gosta e, ao mesmo tempo, que não vai desafiá-lo», garante a professora e autora do livro “Códigos de vestuário: como as leis da moda fizeram história”.