Aqui não há dúvidas: as mulheres vivem mais do que os homens em praticamente todas as regiões do mundo.
De acordo com os especialistas, não existe uma explicação final para esta realidade, pese embora existam algumas respostas.
A primeira delas é o fato de as mulheres tratarem mais de si ao longo da vida. Regra geral, elas fumam menos, bebem menos, trabalham em serviços menos pesados, vão mais ao médico, fazem mais exames e têm mais cuidado com a alimentação do que os homens.
Outro motivo, é que as mortes violentas ainda atingem com mais intensidade a população masculina. E aqui falamos de mortes causadas por armas de fogo, mas também de acidentes automobilísticos causados pelo abuso de bebidas alcoólicas e outras drogas.
A ciência avança que estes não são os únicos fatores que explicam porque as mulheres vivem mais do que os homens. Isso porque o mesmo acontece com outras espécies, além da humana.
Existe a suspeita de que a diferença entre as hormonas masculinas e femininas esteja entre as causas da vantagem das mulheres no quesito longevidade.
Os médicos referem que as hormonas femininas estrogénio e progesterona conseguem manter o sistema imunológico mais forte. O estrogénio funciona como antioxidante, protegendo a mulher dos radicais livres e neutralizando as substâncias tóxicas que stressam as células.
Ao longo da vida, a mulher procura a reposição hormonal o que ajuda a prevenir uma série de doenças.
A testosterona, por outro lado, teria ação negativa sobre o envelhecimento dos homens, avançam alguns estudos.