A forma de silicone pode ir ao forno, desde que seja do tipo específico para esse uso.
Por isso é muito importante verificar as instruções do fabricante e garantir que a forma escolhida é adequada para altas temperaturas antes de levá-la ao forno. A maioria das formas de silicone para forno são projetadas para resistir a altas temperaturas – geralmente até 220°C ou mais.
As formas de silicone são conhecidas por terem propriedades antiaderentes e, por essa lógica, não seria necessário untá-las.
Mas alguns fabricantes e receitas específicas recomendam que se unte a forma de silicone com um pouco de óleo ou manteiga.
Por serem projetadas para aguentar altas temperaturas, as formas de silicone são seguras e podem ser usadas no forno convencional assim como no forno elétrico.
E ao usar a forma de silicone no forno convencional, uma dica: lembre-se de colocá-la numa assadeira ou numa grade para facilitar o manuseio.
Dica extra: o silicone é um material isolante, o que significa que leva mais tempo para aquecer em comparação com o metal. Portanto, em comparação com as formas convencionais, é normal que a forma de silicone proporcione um cozimento mais lento ou uma distribuição de calor menos uniforme.