Os temas foram já pré-selecionados, e os cidadãos poderão escolher entre aves, cultura europeia, mãos, futuro da Europa, rios, valores europeus amigos do ambiente e Europa, nós próprios.
“Continuaremos a envolver os europeus e os especialistas pertinentes. O nosso objetivo é garantir que o tema e os desenhos selecionados sejam significativos para todos os europeus”, garante o BCE.
Agora, o BCE lançou um inquérito público para solicitar a europeus de todas as idades e origens que deem a sua opinião sobre os temas pré-selecionados, que estará disponível até ao dia 31 de agosto.
Paralelamente, o regulador contratou uma empresa dedicada a estudos de opinião para realizar um inquérito semelhante, a fim de assegurar uma representação tão ampla quanto possível da população europeia.
Os resultados da consulta do público sobre os temas selecionados serão apresentados ao Conselho do BCE para este fundamentar a sua decisão quanto ao futuro tema, sendo posteriormente publicada a decisão final sobre o mesmo.
Uma vez selecionado o tema, começará o trabalho de seleção dos possíveis motivos e de preparação do concurso para o desenho das novas notas.
Após a seleção dos futuros desenhos, o Conselho do BCE decidirá quando terá início a produção e emissão das novas notas de euro. Demorará alguns anos até que sejam produzidas e, por fim, cheguem às nossas carteiras.
Conheça ao detalhe os temas pré-selecionados:
“Aves: livres, resilientes e inspiradoras” – Este tema inspira-se num dos primeiros diplomas da legislação da União Europeia sobre o ambiente – a diretiva relativa à conservação das aves selvagens – que protege as 500 espécies de aves selvagens da União Europeia.
“Cultura europeia” – Trata-se de um rico e diverso mosaico de expressão cultural e criativa, uma herança das gerações anteriores de europeus e um legado para as gerações futuras. A cultura europeia contribui para a coesão e o bem-estar das nossas sociedades.
“Valores europeus refletidos na natureza”
O tema representa os seis valores da União Europeia, tal como definidos no Tratado de Lisboa: dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, Estado de direito e direitos humanos. Ilustra também a nossa ligação com a natureza e o ambiente, assim como o nosso respeito pelos mesmos.
“O futuro pertence‑lhe”
Este tema centra‑se nos cidadãos europeus e no seu potencial para moldar o futuro da Europa com as suas ideias e visão. Celebra todos os cidadãos europeus e as suas capacidades e perspetivas, em domínios desde a ciência e tecnologia à arte.
“Mãos: juntos construímos a Europa”
O tema inspira-se no lema da União Europeia “Unida na diversidade” e representa todas as pessoas que criaram a Europa. Prende-se com os seis valores da União Europeia: dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, Estado de direito, e direitos humanos, expressos através de imagens de mãos.
“A nossa Europa, nós próprios”
O tema celebra a vida individual e coletiva das pessoas na Europa, assente em seis aspetos: estar, fazer, pensar, amar, comunicar e viver.
“Rios: as águas da vida na Europa”
O tema inspira-se nas paisagens europeias e combina as maravilhas naturais da Europa com os temas mais abrangentes da interligação e sustentabilidade.