Partilhar

Insuficiência cardíaca: saiba exatamente em que consiste esta condição

A bem da sua saúde, fique a par desta doença.

22 Novembro 2022
Sandra M. Pinto

A insuficiência cardíaca é uma doença caracterizada pela incapacidade do coração em bombear o sangue de maneira adequada e suficiente para suprir as necessidades de oxigênio e nutrientes dos tecidos e órgãos do corpo.

A insuficiência cardíaca é principalmente uma consequência de doenças prévias que danificaram o coração e resultaram na incapacidade deste órgão em exercer as suas funções de forma adequada, embora existam casos mais raros em que a insuficiência cardíaca é uma condição de nascença.

Na doença, duas situações podem acontecer: o coração não ter força suficiente para enviar o sangue para circulação nos vasos; o coração receber o sangue de volta, mas ter dificuldades para se encher, pois a sua musculatura está enrijecida.

Por acarretar uma quantidade insuficiente de sangue em todos os órgãos do corpo, a insuficiência cardíaca pode resultar na concentração de líquido em alguns locais como pernas, pés e em órgãos como pulmões ou intestinos, causando um inchaço nessas regiões, chamado de edema.

A insuficiência cardíaca é mais comum em pessoas com mais de 65 anos e acima do peso. A prevalência da insuficiência cardíaca é maior entre as mulheres.

É importante saber que a doença é crónica e progressiva, ou seja, que se agrava com o passar do tempo.

A doença é também frequentemente marcada por episódios agudos, quando os sintomas se agravam além do “normal”, fazendo com que o paciente tenha que procurar ajuda médica e hospitalar de emergência. Neste caso, a doença é chamada de insuficiência cardíaca aguda ou insuficiência cardíaca crónica descompensada.

O coração é um órgão que se divide em dois lados: direito e esquerdo, e que possui quatro cavidades: duas aurículas e dois ventrículos O lado esquerdo do coração bombeia sangue para o corpo todo, mobilizando oxigénio, por exemplo.

Já o lado direito bombeia o sangue até os pulmões e, de dentro deste órgão, o sangue é novamente oxigenado e o dióxido de carbono é liberado. A partir daí, o sangue entra na cavidade esquerda já oxigenado, para ser redistribuído ao organismo.

Mesmo enquanto dormimos o coração está a trabalhar. Quando estamos acordados, ele acelera os batimentos para irrigar todas as partes do nosso corpo.

Numa pessoa com insuficiência cardíaca uma das cavidades (ou mais de uma) falha na sua função como bomba, seja na capacidade de relaxar e receber o sangue de volta ou no momento de contrair e enviar o sangue para todo organismo.

Mais Recentes

Se vir filas na Mercadona não estranhe: vão à procura deste novo produto que é a salvação para cabelos secos (custa menos de 3 euros)

há 16 horas

Os amantes do automobilismo já podem trazer as suas marcas de carros preferidas nos pés: basta adquirir estes luxuosos ténis

há 16 horas

É dos muitos que sofrem de insónia de forma recorrente? Relaxe: experimente esta infusão e durma melhor (já hoje)

há 16 horas

Estes 8 alimentos são tão ricos em proteínas que podem substituir o ovo 

há 17 horas

Todos queremos ter abundância e prosperar na vida: para o conseguir ponha já em prática estes conselhos

há 17 horas

Gostava de visitar a Assembleia da República? Se tudo correr bem, vai conseguir fazê-lo aos fins-de semana

há 17 horas

Era para ser antes, mas atraso não permite que o novo hospital desta cidade abra portas antes de 2026

há 17 horas

Orlando Bloom segue os passos de Cristiano Ronaldo, e não estamos a falar de futebol (mas sim de algo muito mais frio)

há 18 horas

Por mais de 10 milhões de euros a mansão secreta deste antigo presidente norte-americano está à venda

há 18 horas

Colocado o sinal de não incomodar, é hora de fechar a porta do aposento: hotéis revelam os pedidos de serviço de quarto mais estranhos (e loucos)

há 18 horas

Com 95 mil centenários este país bate recorde de longevidade (e é a casa da pessoa mais velha do mundo)

há 19 horas

Devido aos fogos que atingem Portugal esta companhia aérea permite mudar voos do Porto para Lisboa (sem custos para passageiros)

há 19 horas

Esta prestigiada universidade tem um curso que ensina como ser feliz: descobrimos 8 das suas principais lições

há 19 horas

Numa altura em que Portugal volta a ser fustigado pelo fogo, este livro chega para nos relembrar os incêndios de 2017

há 19 horas

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

há 19 horas

Conhecido pelo café de excelência, São Tomé e Príncipe é agora a “casa” de um “café impossível”: a responsabilidade é toda da Delta

há 19 horas

Brasil vai acolher mais dois hotéis desta companhia hoteleira portuguesa: descobrimos onde vão ficar localizados e podemos revelar que é o paraíso

há 20 horas

Esta é a infusão que deve beber regularmente para ter um abdômen saudável (e limpo), aconselha esta especialista

há 22 horas

Forte turbulência sentida por avião norte-americano causa hemorragias nos passageiros, obrigando o avião a pousar novamente

há 22 horas

Emirates e Museu do Futuro recebem a primeira Aviation Future Week

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.