W. Eugene Smith ganhou fama a fotografar nas linhas da frente durante a Segunda Guerra Mundial, mas a vida tornou-o um solitário, desligado da sociedade e da carreira. Quando a Life Magazine o envia numa última reportagem ao Japão, Smith descobre a realidade dos residentes de Minamata, uma cidade costeira onde a comunidade está a ser envenenada por mercúrio.
Baseado numa história verídica, e com Johnny Depp no papel do célebre fotojornalista, O Fotógrafo de Minamata estreia dia 13 de janeiro, sexta-feira, às 21h30, em exclusivo no TVCine Top.
Nova Iorque, 1971. Décadas após os seus tempos áureos enquanto um dos mais venerados repórteres da Segunda Guerra, W. Eugene Smith tornou-se um eremita mergulhado em dívidas e problemas de álcool. Mas uma reportagem secreta encomendada pelo editor da revista Life, Robert Hayes, envia-o para a cidade costeira japonesa de Minamata, devastada pelo envenenamento por mercúrio depois de décadas de negligência grosseira por parte da empresa industrial japonesa Chisso Corporation.
Ali, Smith embrenha-se na comunidade, documentando os seus esforços para viver com a doença de Minamata e a sua aguerrida campanha para conseguir justiça. Munido apenas da sua câmara fotográfica, e encorajado pelos habitantes locais, Smith capta a realidade desta terra contaminada em fotografias que dão ao desastre uma dimensão humana desoladora.
Um dos filmes mais votados na iniciativa Oscars Fan Favorite, organizada pela primeira vez em 2022 pela Academia, O Fotógrafo de Minamata é inspirado no livro de memórias de W. Eugene Smith e da sua mulher Aileen, uma tradutora e ativista japonesa que conheceu a propósito da reportagem de Minamata.
Com realização de Andrew Levitas (Lullaby), o filme conta com Johnny Depp, Bill Nighy, Minami, Akiko Iwase, Kogarashi Wakasugi e Katherine Jenkins no elenco, e ainda banda sonora de Ryuichi Sakamoto. Um relato poderoso de um escândalo que chocou o mundo, a não perder dia 13 de janeiro, sexta-feira, às 21h30, em exclusivo no TVCine Top.