Hoje, a Kapama Game Reserve contribui para a preservação da vida selvagem a norte do PN Kruger, com base em cinco “camps” e lodges sofisticados. O Kapama River Lodge, o mais amplo, permitiu-nos avistar o ansiado Big Five. E deixou-nos maravilhados.
Texto: Marco C. Pereira
Imagens: Kapama River Lodge e Got2Globe.com
Uma estrada ramifica para oriente da Klaserie Rd. asfaltada em que seguíamos desde Mbombela. Passamos para uma outra, arenosa, que se interna no Lowveld sul-africano. Vencidos uns derradeiros meandros, damos com um pórtico destacado em A aberto, entre muros de pedra amarelada. O logotipo no muro da esquerda exibe um leão de juba estilizada, a prova inequívoca de que tínhamos atingido o destino: a inscrição de “Kapama”.
Numa tarde encalorada de Verão, funcionários prendam-nos com toalhas frias e bebidas refrescantes. Instantes depois, impressionamo-nos com a arquitectura elegante e imponente, também com a decoração sofisticada do lodge.
Findos os procedimentos de entrada, conduzem-nos à suíte espaçosa e aconchegante que nos estava atribuída. Passamos pela beira de uma piscina sedutora, por passadiços acima de um riacho e por uma lounge que agrega áreas de bar e de estar desafogadas sob telhados altos de colmo, repleta de elementos decorativos étnicos destas partes do sul de África, as suas paredes revestidas de um adobe-e-palha condizente.
A suíte convence-nos. Dá para uma varanda ampla, de madeira, sobranceira a uma lagoa do rio local e coberta de vegetação anfíbia. A casa de banho en-suite inclui uma cabine de pedra natural e vidro, conta com um duche de estilo “chuva”. Há ainda uma banheira funda. Em qualquer caso, com vista panorâmica sobre a savana. São meros apontamentos.
Deluxe, esta suíte foi pensada para acolher e deslumbrar. Faz as duas coisas por igual, à imagem das sessenta e uma restantes, seja qual for a tipologia. Com 60m2, as trinta e três suítes Deluxe distinguem-se pelos seus acabamentos em carvalho trabalhado, pelo bom-gosto rústico e pelos elementos industriais, modernos, de tecnologia actualizada contrastantes que simplificam cada momento de descanso.
As dezasseis suítes SPA surgem aninhadas junto aos salgueiros vermelhos que envolvem o African SPA do Kapama River Lodge. Têm portas de vidro de cima abaixo e janelas sem moldura que maximizam as vistas para a Natureza da Reserva, também desafogadas, da casa de banho en-suite.
Consideravelmente mais espaçosas que as sete Standard Cortyard Suite, as suítes SPA vêm com três varandas. Já as quatro suítes Familiares são perfeitas para viagens de família idealmente de dois adultos e duas crianças. As Royal suítes contam com ainda mais espaço: um pátio amplo, uma lounge privada e casa de banho en-suite com chuveiros duplos com vista sobre a savana.
Mas, regressemos à lounge. É memorável, de certa forma, até monumental o trabalho de temática africana ali conseguido. Decoração à parte, a enorme lareira cercada de sofás, gera um cerne de conforto que as fogueiras generosas reforçam.
Esta lounge tem extensões óbvias no “River Bar” interior, ou, durante os muitos dias ensolarados, numa das espreguiçadeiras ou alcovas na beira da piscina borbulhante. Em ambos, poderá saborear os melhores cocktails, com alguma sorte, maravilhado com os elefantes apontados a um charco na savana próximo.
Depois, há o SPA. Considerado um dos melhores SPAs de safari de África, conta com seis salas de terapia dispostas em volta de uma piscina tranquilizante e, claro está, envoltas da savana imensa do bushveld do Greater Kruger National Park.
Realizados nos quinze mil hectares da Reserva Privada de Kapama um santuário de vida selvagem protegido e que abriga uma diversidade animal própria do Greater Kruger, os safaris e game drives do Kapam River Lodge partem com o objetivo primordial do avistamento do ansiado Big Five. É, não só possível, como provável, a partir do Kapama River Lodge.
A busca do Big Five pode revelar-se um esforço tão entusiasmante como desgastante. De acordo, o Kapama River Lodge recompensa os hóspedes com uma área de refeições digna de verdadeiros banquetes ou de repastos subtis e retirados.
Saboreie a melhor gastronomia pan-africana em volta de uma fogueira no restaurante parcialmente aberto Rhino Boma. Ou opte por um jantar sofisticado ou romântico no espaço Xitsumbeni, dotado de várias lounges. O Xitsumbeni conta com dois complementos preciosos: o vinícola da adega contígua, lugar de armazenamento de seiscentos dos melhores vinhos sul-africanos. O outro, o das fogueiras exteriores que permitem aos convivas saborearem vinho ou cocktails a contemplarem a abóbada celeste estrelada.
No dia seguinte, poderá continuar à descoberta da Reserva de Kapama e do Greater Kruger com uma das várias atividades possíveis: safaris guiados, bebida sobre o pôr-do-sol (sundowner), passeios guiados na savana, tratamentos no SPA, interacção com elefantes, visita do Centro de Espécies Ameaçadas de Hoedspruit ou oficinas fotográficas no bushveld.
RESERVA DE PROGRAMAS
Reserve o seu programa Programa da África do Sul, 4 noites Cidade do Cabo, 3 noites no Kruger, estadia no Kapama River Lodge, por 2436.5€ + taxas 704.99€ com a Quadrante Viagens em www.quadranteviagens.pt