A Nokia, marca propriedade da HMD, anunciou que vai voltar a fabricar três dos seus modelos móveis mais memoráveis. A saber: o 6310 , o 5310 e o 230 . Serão lançados este ano a preços muito em conta.
Os novos telemóveis têm um design muito parecido com os originais, lançados entre 2001 e 2015, e são capazes de fazer praticamente as mesmas coisas.
O 6310 não foi projetado para se passar horas com os olhos no ecrã. Com ele pode fazer ligações, enviar SMS, ouvir rádio e pouco mais. O terminal é uma cópia carbono ao nível do design. Ecrã com menos de 3 polegadas, teclado físico e uma pequena câmara traseira.
O 5310 é mais moderno. Foi lançado originalmente em 2007, o novo modelo incorpora MP3 e botões especiais para controle de música. Além disso, suporta cartões SD para que possa preenchê-lo com músicas. Também possui dois alto-falantes “potentes”. A bateria é de longa duração e, segundo a Nokia, está preparada para “durar semanas”.
Quanto à conexão à internet, é compatível com redes 2G. Tem uma câmara traseira. Tal como o 6310, é um terminal pensado para ser utilizado exatamente da mesma forma que quando o modelo original foi lançado: 2007.
O 230 é um Nokia mais atual. Foi lançado em 2015. A nova versão possui, além de câmera traseira, um sensor na frontal para tirar ‘selfies’. Ambos têm 2MP e flash LED. Além disso, o terminal possui um botão para ativar a câmara frontal.