Partilhar

Um terço dos portugueses faz compras nas redes sociais. É o seu caso?

Nos últimos 10 anos, o universo de compradores através de redes sociais duplicou em Portugal. Mais de um terço já compra por esta via. Mas antes de comprar online, os portugueses estão mais cautelosos: 75% têm por hábito ler experiências de outros consumidores e 84% dos inquiridos admite ser influenciado por opiniões online na decisão de compra. Conclusões de um estudo da Consumers Trust a propósito do Dia Mundial das Redes Sociais. Comprar online é uma tendência crescente e mais de um terço (37,4%) dos portugueses – com perfis em redes sociais – já fazem compras diretamente através destas plataformas. Na última década, o número quase duplicou em Portugal, aumentando para 22,7% este ano, face aos 14,7% que se registavam em 2013. A propósito do Dia Mundial das Redes Sociais, que se assinala no próximo dia 30 de junho, a Consumers Trust realizou um estudo para avaliar o conhecimento e o comportamento dos portugueses em relação à maior rede social de consumidores em Portugal: o Portal da Queixa. Segundo apurou o estudo, os consumidores portugueses procuram estar mais informados quando compram online. Antes da compra, 75% refere ter por hábito ler experiências de outros consumidores e 84% dos inquiridos admite ser influenciado por opiniões online na tomada de decisão de compra. Quem conhece a maior rede social de consumidores em Portugal? À questão se já reclamaram via Portal da Queixa, 72,7% afirma que sim e destes, 61,7% diz que o problema foi resolvido. Destaca-se o resultado que atesta o comportamento do consumidor mais atento e condicionado por opiniões online. Desistir de comprar por ler experiências negativas de outros consumidores – que não tenham sido resolvidas -, foi uma resposta dada por 75,5% dos inquiridos. Questionados sobre o nível de satisfação por terem conseguido resolver uma reclamação, 47,1% atribuiu a classificação 10…

30 Junho 2023
Sandra M. Pinto

Nos últimos 10 anos, o universo de compradores através de redes sociais duplicou em Portugal. Mais de um terço já compra por esta via. Mas antes de comprar online, os portugueses estão mais cautelosos: 75% têm por hábito ler experiências de outros consumidores e 84% dos inquiridos admite ser influenciado por opiniões online na decisão de compra. Conclusões de um estudo da Consumers Trust a propósito do Dia Mundial das Redes Sociais.

Comprar online é uma tendência crescente e mais de um terço (37,4%) dos portugueses – com perfis em redes sociais – já fazem compras diretamente através destas plataformas. Na última década, o número quase duplicou em Portugal, aumentando para 22,7% este ano, face aos 14,7% que se registavam em 2013.

A propósito do Dia Mundial das Redes Sociais, que se assinala no próximo dia 30 de junho, a Consumers Trust realizou um estudo para avaliar o conhecimento e o comportamento dos portugueses em relação à maior rede social de consumidores em Portugal: o Portal da Queixa.

Segundo apurou o estudo, os consumidores portugueses procuram estar mais informados quando compram online. Antes da compra, 75% refere ter por hábito ler experiências de outros consumidores e 84% dos inquiridos admite ser influenciado por opiniões online na tomada de decisão de compra.

Quem conhece a maior rede social de consumidores em Portugal?

À questão se já reclamaram via Portal da Queixa, 72,7% afirma que sim e destes, 61,7% diz que o problema foi resolvido.

Destaca-se o resultado que atesta o comportamento do consumidor mais atento e condicionado por opiniões online. Desistir de comprar por ler experiências negativas de outros consumidores – que não tenham sido resolvidas -, foi uma resposta dada por 75,5% dos inquiridos.

Questionados sobre o nível de satisfação por terem conseguido resolver uma reclamação, 47,1% atribuiu a classificação 10 (numa escala de 1 a 10).

Sobre a razão que contribuiu para a não resolução do problema reportado, 46,6% indicou que foi por causa da marca não responder e 31,5% justificou que a marca respondeu, mas não apresentou uma solução válida.

De acordo com o inquérito realizado, mais de 20% diz ter conhecido o Portal da Queixa através das redes sociais e 60% refere que foi via pesquisa no Google.

Ainda sobre a plataforma, mais de 90% dos inquiridos revela saber que o Portal da Queixa é uma plataforma de comunicação entre marcas e consumidores e não faz mediação de conflitos.

À questão se consideram a partilha pública de reclamações, através do Portal da Queixa, vantajosa para os consumidores, a esmagadora maioria respondeu afirmativamente e com várias justificações: “sim, porque pressiona as marcas a melhorarem os seus serviços” (32%); “sim, porque possibilita a consulta por parte de outros consumidores” (26%); “sim, porque permite resolver rapidamente problemas de consumo (15%); “sim, porque é gratuito e 24h disponível” (14,7%). Apenas 1,6% dos inquiridos considera que “não” por ser apenas digital.

De referir que, o estudo da Consumers Trust “Opinião dos Consumidores sobre a rede social Portal da Queixa” realizou-se por inquérito online, entre os dias 6 e 26 de junho, e contou com um universo de 2.054 inquiridos entre as faixas etárias 18 anos e +65 anos. Mais de 60% das respostas foram do género masculino e perto de 40% do género feminino.

Mais Recentes

La Panamericana celebra o Réveillon com sabores latino-americanos

há 36 minutos

Tradições culinárias de Itália ganham vida com um menu exclusivo no L’Osteria Italiana

há 2 horas

Uma explosão de sabores surpreendentes, numa ode à época mais fria do ano: é assim o menu do Po Tat

há 19 horas

Contrabando chega ao Saldanha e está pronto para surpreender

há 20 horas

Nada de stress: jogos, receitas e outras dicas para entreter as crianças nas férias de Natal

há 21 horas

A Melhor Companhia Aérea na Europa fala português, pela 14.ª vez consecutiva

há 22 horas

InterContinental Lisbon promete um Natal encantado e um Réveillon requintado

há 23 horas

Hugo Boss abre primeira loja outlet HUGO em Portugal e oferece descontos

há 24 horas

Fertagus aumenta oferta de comboios para Setúbal

há 1 dia

Restaurante Astória celebra o Natal com weekend brunch temático e um calendário do advento

há 1 dia

Chaparro Alentejano junta a tradição e a partilha à mesa nesta época natalícia

há 2 dias

Programas de Natal em Cascais prometem animação para toda a família

há 2 dias

A loucura chegou ao Lidl: já está à venda a coleção de roupa natalícia (desde 1,99 euros)

há 2 dias

Primadonna celebra o Natal e o Réveillon com elegância e tradição

há 2 dias

Caminhada nórdica: descubra a modalidade que ajuda (e muito) a gastar calorias

há 2 dias

Não atinge só o couro cabeludo: como surge e de que maneira se trata a caspa nas sobrancelhas

há 2 dias

Elon Musk desiste dos carros e “abandona” a Tesla: bilionário lança cavalo robot

há 2 dias

De acordo com a numerologia, a sua data de nascimento pode indicar quantos anos vai viver

há 2 dias

Anemia de Fanconi: doença rara que causa predisposição para o cancro

há 2 dias

Hotel oferece banhos de petróleo aos hóspedes: «Combate mais de 70 doenças», é a justificação

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.