Era comum dizer-se que as manchas brancas nas unhas se deviam à falta de cálcio pelo que beber mais leite evitaria o seu aparecimento. Mas a realidade é outra, já que o cálcio não tem nada a ver com isso.
Essas manchas brancas são conhecidas como leuconíquia e podem aparecer por vários motivos.
A principal causa é devido a traumas ou alterações na estrutura das unhas , que seria como uma espécie de hematoma que surge após uma pancada. Embora também possam aparecer devido a fatores externos.
Tipos de manchas brancas nas unhas
No caso de trauma , aparecem manchas brancas na parte dura da unha, fazendo com que ela perca a transparência. Essas manchas brancas movem-se conforme a unha cresce. Se a mancha não se deslocar com o crescimento da unha e desaparecer ao ser pressionada, pode ser causada pelo consumo de medicamentos ( quimioterapia ) ou por doenças como cirrose, insuficiência cardíaca ou renal.
Se a causa das manchas brancas nas unhas for externa , é pseudoleuconíquia e pode ocorrer por vários motivos:
- Onicomicose (fungo nas unhas).
- Psoríase.
- Alopecia areata.
- Doença sistémica que afeta os rins, fígado ou coração.
- Intoxicação por algumas substâncias.
- Efeito colateral dos tratamentos quimioterápicos.
Como tratar
Em princípio não há necessidade de se preocupar, mas se essas manchas brancas começarem a aparecer em várias unhas ao mesmo tempo ou não desaparecerem com o tempo, deve ir ao médico. A leuconíquia não é tratada, embora deva ser conhecida a razão do seu aparecimento . Se estiverem isolados, desaparecerão com o tempo, à medida que a própria unha cresce.